O dia em que Pelé se ofereceu para jogar a Copa de 86, após nove anos de aposentadoria
1 de maio de 1986, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
Em visita a Recife, na época, o Rei - então com 45 anos - revelou episódio, mas ponderou: "Talvez fosse, profissionalmente, uma das maiores besteiras que eu fizesse na minha vida".
Pelé com 45 anos defendendo a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1986, no México? Isso poderia ter acontecido.
Poucos lembram, mas o Rei do Futebol - que hoje completa 80 anos - revelou na época, durante visita a Recife, que ofereceu ajuda ao técnico Telê Santana e foi recusado (veja no vídeo). Pelé na ocasião estava aposentado há nove anos.
"O que o Pelé poderia ganhar mais voltando? Nada, né?! Nós não temos um conjunto, nós não temos uma seleção jogando futebol que a gente achava ideal. Uma semana atrás, quando foi feita a proposta eu teria sei lá, 25 dias para treinar. Acho que daria para ajudar o Brasil."
Além de Pelé não aprovar o futebol apresentado pela Seleção na época, outro fato para ele ter se colocado à disposição foram alguns desfalques da Canarinho para a Copa. Seja por lesões, corte disciplinar ou pedido de dispensa, a equipe não teve jogadores como o zagueiro Mozer, o lateral Leandro, e os meias Toninho Cerezo e Renato Gaúcho.
Apesar de demonstrar chateação por não ter sido atendido, ainda assim o Rei ponderou sobre a decisão. Poderia ter sido ruim para ele.
"Talvez fosse, profissionalmente, uma das maiores besteiras que eu fizesse na minha vida."Outro momento importante de Pelé no Recife foi o casamento com Assíria Nascimento, paranaense com raízes pernambucanas - união que durou 14 anos. O evento foi grandioso, no bairro do Espinheiro, e parou a cidade.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!