'Existe uma brasileira por trás dos astronautas da Nasa - 22/12/1996 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1992
1993
1994
1995
1996
1997
1998
1999
2000
Registros (85)Cidades (36)Pessoas (0)Temas (96)


Existe uma brasileira por trás dos astronautas da Nasa
    22 de dezembro de 1996, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31


domingo, 22 de dezembro de 1996Texto Anterior | Próximo Texto | ÍndiceNa NasaExiste uma brasileira por trás dos astronautas da Nasa. Lucia Regina Marcondes North, 34, a única brasileira na Agência Espacial Americana, faz parte do grupo de treinamento dos astronautas.Há quase seis anos na Nasa, Regina desenvolve com os cosmonautas os experimentos científicos que serão feitos no espaço. Especializada em comportamento humano em ambientes isolados, Regina já viajou à Antártica e ao Ártico para pesquisa.Formada em ciências sociais pela USP, Regina estudou no Centro Nacional de Pesquisas de Paris e no MIT (Massachussets Institute of Tecnology), nos EUA, onde fez seu primeiro curso na área espacial. "Na simulação de vôo espacial vi resultados de comportamento muito semelhantes ao que encontrei no Ártico."Além do treinamento, hoje ela faz a ligação entre os vários participantes da Estação Espacial Internacional, que inclui as Agências norte-americana, canadense, japonesa, russa e européia."Só estou esperando o Brasil entrar para a Agência para me tornar uma astronauta", afirma.Casada com um norte-americano e mãe de gêmeas de três anos, a brasileira tem como atual missão treinar dois astronautas russos e um norte-americano que vão passar 165 dias em órbita realizando a montagem de uma Estação Espacial a 400 Km da Terra.Texto Anterior: No cinemaPróximo Texto: Boas de brigaÍndice






+1996
  Registros85
  Cidades36
  Pessoas0
  Temas96


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!