20 de maio de 2015, quarta-feira
| Dia nacional do pedagogo e o primeiro pedagogo do Brasil | | Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Dia nacional do pedagogo, 20 de maio foi Instituído pela Instituída pela Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015, o Dia nacional do pedagogo, em 20 de maio, é uma homenagem aos especialistas em educação.
O primeiro pedagogo do Brasil
O Padre Jesuíta Alexandre de Gusmão (1629-1724) Nascido em Lisboa de família de fidalgos, decidiu ser missionário da Companhia de Jesus e se mudou para a Cidade de Salvador, Estado do Brasil em 1654 onde viveu boa parte de sua vida.
Foi Pedagogo e educador, autor de doutrinas e exercícios, teorias e práticas de educação. Foi do Fundador do Seminário de Belém de Cachoeira, Bahia, em 1686 para a educação dos leigos da Companhia.
Concorriam os alunos de toda parte do Brasil, principalmente dos recôncavos baianos, pobres e filhos de fazendeiros, para serem admitidos na Companhia de Jesus (Colégio dos Jesuítas) e em outras ordens regulares como na Universidade de Coimbra. (O Seminário foi fechado em 1759 após a expulsão dos Jesuítas)
O Padre Alexandre de Gusmão que na época era o mais prestigiado dos professores jesuítas, teve cerca de 1.500 alunos, entre eles o Inventor e pioneiro da Aviação o Padre Bartholomeu Lourenço, que adotou o sobrenome Bartolomeu de Gusmão em reverência a seu mestre e amigo.
O Primeiro dos inventos de Bartolomeu, foi o mecanismo que canalizava água para o Seminário vindo do rio mais próximo.
Podendo ser do lago ou mar, a altura que pretendesse. Sua idéia beneficiou vários Conventos, Igrejas e Engenhos causando admiração de todos.
O Famoso Diplomata Alexandre de Lourenço, (conhecido como Alexandre de Gusmão) irmão do Padre Voador também nascido em Santos em 1695, tomou do padrinho jesuíta o sobrenome Gusmão, também foi seu aluno e seu afilhado.
Por orientação de seu padrinho Jesuita, o jovem Alexandre de Gusmão passou para o Colégio das Artes, ainda na Bahia, onde completou em três anos seus estudos de Latim e Lógica, Metafísica e Ética, Retórica e Filosofia, distinguindo-se como "filósofo excelente".
Em 1710, Alexandre muda-se para Lisboa para morar com seu já famoso irmão Bartolomeu. Por meio dos contatos deste com a Corte portuguesa, Alexandre é escolhido em 1715 como secretário da Embaixada portuguesa onde inicia sua carreira de Diplomata.
O Padre Alexandre de Gusmão faleceu em 1724 aos 95 anos de idade no Colégio dos Jesuítas de Salvador.
Fonte: Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madrid: 1695-1735. t.2. 1735-1753. Por Jaime Cortesão/ História, infância e escolarização - Página 16. De José Gonçalves Gondra. Revista do Instituto Histórico da Bahia, 1924/Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo1 comentário
• Registros (254) • Cidades (60) • Pessoas (133) • Temas (181)
 | | Balduíno IV de Jerusalém 1161-1185 |
Nenhum de nós escolhe o nosso fim, na verdade. Um rei pode induzir um homem, um pai pode assumir um filho, mas lembre-se disto, mesmo que aqueles que o induzirem forem reis ou homens de poder, sua alma pertencerá apenas a você. Quando estiver perante Deus não poderá dizer mas outros ‘me disseram para fazer isto‘ ou que a virtude não era conveniente no momento não será suficiente.
Data: Fonte: titulo
|
 |
| | Brasilbook.com.br Desde 27/08/2017 | | |
| | | 29851 registros, 15,607% de 191.260 (meta mínima) |
|
|
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes |
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP |
|
| | |
|
|