Brasil X URSS: A histórica partida de vôlei no Maracanã
26 de julho de 1983, terça-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
Em 1983, o voleibol masculino do Brasil estava despontando como uma boa revelação no esporte mundial. O Brasil finalmente deixava de ser apenas o país do futebol, e começava a prestar atenção no vôlei, graças às atuações quase impecáveis de jogadores como William, Bernard, Montanaro, Xandó e Renan, que ficariam conhecidos como a Geração de Prata no ano seguinte, por causa da inédita medalha de prata conseguida nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.No dia 26 de julho de 83, um jogo histórico aconteceu. Uma quadra de vôlei foi montada no centro do gramado do Maracanã, e a seleção brasileira enfrentou uma das melhores seleções do mundo na época, o poderoso time da União Soviética. Quase 100 000 pessoas encheram o estádio, e debaixo de chuva viram o Brasil derrotar os soviéticos por 3 sets a 1, numa partida emocionante. Um jogo inesquecível pra quem pôde assistir, mesmo que somente pela televisão.Fatos curiosos marcaram esse jogo, a começar pela montagem completa da quadra no centro do gramado, que teve de ser desmontada logo após o jogo, porque no dia seguinte o gramado seria usado para uma partida de futebol. Bernard finalmente pôde usar seu saque vertical que ficou conhecido como “Jornada nas Estrelas” em toda sua potência, porque não havia teto sobre a quadra. Outra coisa curiosa é que choveu muito durante a partida. Ela teve de ser interrompida diversas vezes para que a quadra improvisada fosse seca. Em determinando momento, os próprios jogadores, inclusive os soviéticos, estavam ajoelhados na quadra, com um pano de chão na mão tentando tirar o excesso de água.Sem dúvida, esse foi um dos momentos mais marcantes na história do esporte no Brasil.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!