II Guerra Mundial: 1º Escalão da FEB partiu de Nápoles para o Brasil
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
Em 6 de julho de 1945, o 1º Escalão da FEB partiu de Nápoles para o Brasil. Por via aérea, chegou dia 11 o general Mascarenhas de Moraes ao Rio de Janeiro. Dois dias depois, com muita festa, desembarcam os combatentes na Capital Federal. A população carioca parou a cidade para receber os heróis com papel picado, confete e serpentina. A última leva que chegou de volta ao Brasil foi do Depósito de pessoal em 3 de outubro, a bordo do navio "James Parker". Dez dias depois, embarcou de volta, por via área, o último comandante que ainda permanecia na Itália, o general Olympio Falconière da Cunha, inspetor geral da tropa brasileira. O efetivo que foi à Itália era de 25.334, incluindo 67 enfermeiras. Do total, 23.702 eram praças. A Força Expedicionária Brasileira foi extinta a partir de 1º de janeiro de 1946.
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*