Concelho do Governo D´esta Provincia - Sessão ordinária em 11 de outubro de 1828
N.o 82
Reunido o Excelentíssio Concelho pelas 10 horas da manhã, faltando com causa os Srs. Arouche, e Bueno da Veiga, declarou o Excelentíssimo Sr. Vice-Presidente aberta a Sessão, e lida a Ata da antecedente, foi aprovado.
O Sr. Tobias de Aguiar expôs, que tendo sido encarregado pelo Excelentíssimo Concelho na Sessão ordinária do ano pp. de examinar na Serra de Preatuba o lugar por onde Pedro Pinto Rangel pretendia abrir um atalho, e aquele que para este fim indicavam as partes, que alegavam sofrer prejuízo, para depois informar o que fosse mais conveniente ao bem Público, deixáva de fazer porquanto o dito atalho tinha de passar pelas terras de propriedade da irmã do Capitão Mór da Vila de Sorocaba, o qual se tem tornado seu inimigo, em razão de ter ele dado o seu parecer sobre a abertura de ruas na referida Vila, ao que os mesmos se opõem, e por consequência era próprio de sua delicadeza escusar-se de semelhante Comissão, o que ora requeria ao Excelentíssimo Conselho: e parecendo dignos de atenção os justos motivos ponderados, foi deferido, assentando-se que se cometessem o indicado exame, a informação á Câmara respectiva, a quem se recomendaria urgência na execução.
O mesmo Sr. Tobias de Aguiar indicou - 1.o que julgando-se ainda os Capitães Móres das Ordenanças na obrigação d´executar as Instruções de Polícia datadas de 3 de janeiro de 1826,