Nascimento de Maria Alvarez filha de Fernão Alvares e Margarida Marques
1554 Atualizado em 25/02/2025 04:42:53
• Fontes (2)
•
•
Já Maria disse em 1622, e confirmou em 1627, que era natural de São Paulo, filha de Fernão Alvares e Margarida Marques. Em 1622 declarou ter 67 anos e em 1627 constou ter 78 anos de idade. No primeiro caso teria nascido em 1554/5, o que é compatível com sua naturalidade. No segundo caso teria nascido por 1549, mas nesse ano não existia São Paulo algum, o que leva a crer em engano de anotação, transcrição ou copista. Nascendo em 54/55 foi das primeiras crianças nascidas no recém instalado povoado do Colégio de São Paulo. Vale lembrar que até 1560, apenas os jesuítas e índios habitavam esse povoado. (projetocompartilhar.org/Familia/ClementeAlvares.htm - projetocompartilhar.org/SAESPp/catarinagoncalves1637.htm consultados em 09.05.2022)
Já Maria disse em 1622, e confirmou em 1627, que era natural de São Paulo, filha de Fernão Alvares e Margarida Marques. Em 1622 declarou ter 67 anos e em 1627 constou ter 78 anos de idade. No primeiro caso teria nascido em 1554/5, o que é compatível com sua naturalidade. No segundo caso teria nascido por 1549, mas nesse ano não existia São Paulo algum, o que leva a crer em engano de anotação, transcrição ou copista. Nascendo em 54/55 foi das primeiras crianças nascidas no recém instalado povoado do Colégio de São Paulo. Vale lembrar que até 1560, apenas os jesuítas e índios habitavam esse povoado.
Nota: Maria Alvares nasceu em São Paulo por 1555, filha de Fernão Alvares e Margarida Marques, segundo ela mesma disse em depoimento no processo de beatificação de Anchieta (ASBRAP 3º, fls 23). Nesta época apenas os jesuítas e os índios tinham permissão para morar em São Paulo. Os demais cristãos que viviam no planalto pertenciam ainda à vila de Santo André. Foi casada com Baltazar Gonçalves, curador dos netos, filhos de Maria Gonçalves. Baltazar nasceu em Santos por 1544, filho de Domingos Gonçalves e Antonia Rodrigues, conforme seu depoimento no processo citado. Ainda vivia em 1622, faleceu antes de 1636.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!