Emanuel Von Laurenstein Massarani, Gabinete do Governador. Programa de Recuperação de Bens Culturais
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
Marco de uma época que constitui o nascedouro e os primeiros passos da siderurgia brasileira, o conjunto de monumentos históricos que se localizam na atual Floresta Nacional de Ipanema foram objeto de um aprofundado estudo do historiador José Monteiro Salazar, publicado pela Biblioteca Nacional de Agricultura em 1982, sob o título "O Esconderijo do Sol".
Quatro séculos depois do que podemos considerar como o primeiro ensaio de siderurgia na América Latina, quando Afonso Sardinha instala os primeiros fornos Catalães no morro de Araçoiaba (1597), e mais tarde torna-se sede da Real Fábrica de Ferro de Ipanema (1816), a parceria entre o Ministério da Marinha, o IBAMA,e a Secretaria Especial de Recuperação de Bens Culturais do Governo do Estado de São Paulo, possibilita uma nova edição revisada e atualizada daquela pesquisa, desta feita intitulada "Araçoiaba & Ipanema".
Perseverante na sua meta e na busca de novos elementos esclarecedores, o insigne historiador nos oferece um trabalho sério e cuidadoso que sem dúvida servirá de estímulo aos nossos jovens para novas pesquisas sobre esse patrimônio, marco perene da história do Brasil.
“Algumas notas genealógicas: livro de família: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX” Data: 01/01/1886 Página 352
Nenhum de nós escolhe o nosso fim, na verdade. Um rei pode induzir um homem, um pai pode assumir um filho, mas lembre-se disto, mesmo que aqueles que o induzirem forem reis ou homens de poder, sua alma pertencerá apenas a você. Quando estiver perante Deus não poderá dizer mas outros ‘me disseram para fazer isto‘ ou que a virtude não era conveniente no momento não será suficiente.