Ribeirão de Nossa Sra. de Moncerratte / Faz referencia a vários documentos interessantes, in-clusive arrematação de terras mineraes, presidida porBorba Gatto, a 6 de março de 1701, e sitas no Ribeirãode N. S. de Mont Serrate - 06/03/1701
Ribeirão de Nossa Sra. de Moncerratte / Faz referencia a vários documentos interessantes, in-clusive arrematação de terras mineraes, presidida porBorba Gatto, a 6 de março de 1701, e sitas no Ribeirãode N. S. de Mont Serrate
6 de março de 1701, domingo Atualizado em 25/02/2025 04:39:58
• Imagens (1)
• Fontes (2)
•
•
•
Aos Seis dias do mes de Março de mil e Sete Sentos e hü annos na praf do Ribeirão de N. Sra. do Moncerratte, estando ahy prezte. o Guarda Mor defte diftrito, o Tenente Gnal. Mel. deborba Gato mandou por em pregão pa. efeito de se arematar a datta de trinta brafas de terra do Ribeirão de S. João de que foi defcubridor o C. Mel. Montro. Gaya, pertencente a fazda. de Sua Magde. que Deus gde. por aver andado o tempo que manda a Ley o oregimto. o declara na prafsa, e não aver nas minas gerais, qm. defse mayor lanço que oq se oferecia nefte deftrito, pa. o que se notificarão todos os lançadores, e andando com ella em pregão, o porteiro Jorge em vos alta e emteligivel que bem se deixava em tender disendo des, digo dusentas e oitenta outavas de ouro medão pela datta deste Ribeirão, des. João de que foi def Cubridor, o Cappam. Mel. Monteiro Gaya, pertencente a Fazda. de sua Magde. que Deus gde. emais tomara, se mais a Chara,A 6 de março (certamente de 1701) Garcia faz o lançamento de Borba, com referencia à arrematação de datas pelo alferes Joseph Pires Monteiro; no mesmo dia, idem, com relação às arrematações realisadas por Thomaz Ferreira de Souza;
Termo de arrematação que se fez ao Alferes Joseph Pires Monteiro da data de trinta brafsas de serra do Ribrão Nossa Senhora de Mofsarrate nofsa Sra.do Mofsarrate de q foi des Cubridor oSargto. Mayor Dos.Ro.z da Fonseca, pertencente a fazda. de Sua Magde. queDeus gde.Aos seis do mes de Março de mil Sete Sentos e hü annoNo Aráyal, dig. o na prafsa do Ribeirão de Nofsa Sra. deMofsarrate estando ahy przte. o Guarda Mor deste deftritoo Tenente Gnal. Mel. de Borba Gatto, mandou por empre-gão pa. efeito de searematar a data de trinta braf sas de terradef te mefmo Ribeirão de que foi def cubridor o Sargto. MorDos. Roiz da Fonca. pertencente a Fazda. de Sua Magde.que Deus gde. por aver andado o tempo que manda a Lei e oregimto. e de Clara na prafsa, e não aver nas minas geraisqm. defse mayor Lanço, que o que se oferecia neste destrito,pa.oque se notificarão todos os lançadores, e andando comella em pregão o Porteiro Giorge, em volz alta, e entiligivel,que bem se deixava entender, dizendo dezendo des las. e hüa quarta de ouro me dão pella datta deste Ribeirão Nofsa doMonsarrate, de que foi des cubridor o Sargto. Mor Dos.Roiz da Foncequa, pertencente a Fazenda de Sua Mgde. queDeus gde. e mais tomara se mais achara a qm. mais dê, ve-nha se a mim receber lhe ei o seu lanço, e não avendo qm.mais lhe defse, difse o dto. Tenente Gnal. arematafse ao quecontinuou o dto. Portero dou lhe hüa, dou lhe duas, e dou lheoutra mais piquinina, e logo meteu o ramo na mão do lança-dor, — o Alferes Joseph Pires Montro., dizendolhe, fafsa-lhe bom proveito, cujas des las. e hüa quarta de ouro, entre-gou logo o dto. Joseph Pires Montr.0, ao dto. Tenente Gnal.Mel. de Borba Gatto, que recebeu de que lhe fiz carga nefteLibro, a folhas corenta e quatro, e de todo o sobre ditto fistermo, que asinarão commigo o dto. Joseph Pires Montro. eo Guarda Mor, eu Garcia Roiz Paes, que ofis e escrevi, (aa)Mel. d Borba Gatto — Joseph Pires Montro." Mais abaixoum pouco "Esta carga vae lançada a fis. 67 — Pais.
Arrematação de datas no Ribeirão de S. João
ermo de Arrematafsão, feita a Thomaz Frra. de Sou-za, nadatta de trinta brafsas de terra no Ribeirão de S. Joãodeque foi des Cubridor, o Cappam. Mel. Monteiro Gaya,pertencente a Fazda. de Sua Magde. que Deus gde.Aos Seis dias do mes de Março de mil e Sete Sentos ehü annos na praf do Ribeirão de N. Sra. do Moncerratte, es-tando ahy prezte. o Guarda Mor defte diftrito, o TenenteGnal. Mel. deBorba Gato mandou por em pregão pa. efeitode se arematar a datta de trinta brafas de terra do Ribeirão deS. João de que foi defcubridor o C. Mel. Montro. Gaya,pertencente a fazda. de Sua Magde. que Deus gde. por averandado o tempo que manda a Ley o oregimto. o declara naprafsa, e não aver nas minas gerais, qm. defse mayor lançoque oq se oferecia nefte deftrito, pa. o que se notificarão to-dos os lançadores, e andando com ella em pregão, o porteiroJorge em vos alta e emteligivel que bem se deixava em tenderdisendo des, digo dusentas e oitenta outavas de ouro medãopela datta deste Ribeirão, deS. João de que foi def Cubridor,o Cappam. Mel. Monteiro Gaya, pertencente a Fazda. desua Magde. que Deus gde. emais tomara, se mais a Chara, há qm. mais de venha se amim que receberei o seu lanço, enãoavendo qm mais lhe defse, difse o dto. Tenente Gnal. are-matafse, ao que continuou o dto. porteiro, Doulhe hüa, e dou-lhe duas, edou-lhe outra mais piquinina, e logo metteu o ramona mão do lançador Thomaz Frra. de Souza, dizendo-lhe faf-salhe bom proueito, Cujas duzentas eoítenta outavas de Ouroentregou logo o dto. Thomaz Frra. de Souza, ao dto. Te-nente Gnl. Mel. de Borba Gatto, que recebeu, de que lhefis carga neste L.° a folhas Corenta eSinco, e todo osobre dittofis efte termo, que asinarão Commigo es Crivão, o dto. Tho-maz Frra. de Souza, e Guarda Mor, Eu Garcia Roiz Paes ofiz eescrevi (aa) Mel. de Borba Gatto — Thomaz Frra. deSouza" Mais abaixo: "Esta carga vay lançada a fS. 69 —Paes.
Além das Minas Gerais dos Cataguás, descobriram-se outras por outros Paulistas o rio que chamam das Velhas; e ficam, como dizem, na altura de Porto Seguro e de Santa Cruz. E estas são a do ribeiro do Campo, descoberta pelo sargento-mor Domingos Rodrigues da Fonseca; a do ribeiro da roça dos Penteados; a de Nossa Senhora do Cabo, da qual foi descobridor o mesmo sargento-mor Domingos Rodrigues, a de Nossa Senhora de Monserrate; a do ribeiro do Ajudante; e a principal do rio das Velhas é a do serro de Sabarabuçu, descoberta pelo tenente Manuel Borba Gato, paulista, que foi o primeiro que se apoderou dela e do seu território.
[20359] “Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas”: confiscada e destruída a edição 08/11/1711 [27662] Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, volume LXV, 1943 01/01/1943
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!