'Governador partiu do Rio para as Minas - 01/09/1701 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1697
1698
1699
1700
1701
1702
1703
1704
1705
Registros (41)Cidades (15)Pessoas (0)Temas (35)


Governador partiu do Rio para as Minas
    setembro de 1701, quinta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


21 para Minas e, após uma série de diligencias e providencias, no Arraial dos Bandeirantes (Carmo), inclusive a da nomeação do mestre de Campo, Domingos da Silva Bueno, guarda mór da região, na ausência do capitão Manoel Lopes de Medeiros (17 de novembro de 1700), dirigio-se para Sabarabussú, onde teria permanecido, provavelmente por muito tempo, eis que, a 18 de abril de 1701, resolve conceder a Borba Gatto "Sitio uma carta de sesmaria, cuja data foi lançada no do "uma Rio das Velhas" e em que se descreve sorte de terras que corre entre o rio Parahypeba e o rio das Velhas, chapadas de Serraria de Itatiaí mixta e continuada a de Itapucu, começando da parte do Norte e correndo a rumo de Sul entre um e outro serro acima declarado até ir entestar com a cachoeira de Itapevaramirim". Segundo Basilio de Magalhães, a Io de Julho de 1701, o governador tornou ao Rio, de onde seguio, novamente para Minas, em setembro desse ano, ali permanecendo até junho de Na realidade, Derby cita uma provisão desse "Sabarabaassú", governador, datada do ribeirão de de 3 de janeiro de " , em que está dito; minas de prata, em cuja diligencia mandei andar com o mineiro ao tenente Manoel de Borba Gato, guarda mor desta repartição do rio das Velhas, e por não poder assistir na dita ocupação de guarda mor... emquanto o dito general andar ocupado nas diligencias de que o tenha encarregado... nomeio guarda mor o capitão Garcia Rodrigues Paes Moço." Derby refere uma outra provisão de Sá e Menezes, datada de Antônio do Bom Retiro do rio das Velhas", "S. "tenente em 9 de Junho de 1702, na qual, alem do mais, se lê: general Banoel de Borba Gato serve S. Magestade andando pelos sertões para haver de descobrir prata." Essa insistência em se referir o governador a prata, quando, na verdade, como é curial, a sua preocupação era o ouro, talvez visasse ocultar a verdade dos fatos para não atrair a cobiça de autras nações mais fortes, e tudo isto ressumbra da interessantíssima carta que Dom João de Lancastro, governador da Bahia, escreveu ao rei de Portugal, a 7 de Janeiro de Nessa longa missiva, Lancastro, depois de referir "o grande rendimento que tem as minas de ouro que nova-






+1701
  Registros41
  Cidades15
  Pessoas0
  Temas35


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!