'Entrada que dá Manoel Ferreira Tabofa de dous negros", lavrado na Villa Real de N. S. da Conceição - 16/03/1701 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1697
1698
1699
1700
1701
1702
1703
1704
1705
Registros (41)Cidades (15)Pessoas (0)Temas (35)


Entrada que dá Manoel Ferreira Tabofa de dous negros", lavrado na Villa Real de N. S. da Conceição
    16 de março de 1701, quarta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Doe. n. 41 Faz referencia a vários documentos interessantes, inclusive arrematação de terras mineraes, presidida por Borba Gatto, a 6 de março de 1701, e sitas no Ribeirão de N. S. de Mont Serrate. Ha na 16.a gaveta do 2." cofre um livro curioso, a que faltam, além da abertura e encerramento, as primeiras paginas, pois começa pela de n. 9, sendo todas rubricadas "Olivra." por "Termo A fls. 9, encontra-se um de entrada que dá Manoel Ferreira Tabofa de dous negros", lavrado na Villa Real de N. S. da Conceição, a 16 de março de No entretanto, a fls. 44, vamos encontrar uns poucos termos de arrematações de datas prezididas por Borba Gatto, seguindo-se outros a que ele já não comparece. A fls. 64, esse livro, após varias paginas em branco, passa, novamente, "termos a receber a rubrica de Borba, em de ouro quintado" e isto vae até fls. 79v., figurando, de fls. 93 em diante, vários documentos curiosos. Transcrevamos os que nos parecem de maior valia: "Termo de arematação que fe fes ao Alferes Joseph Pires Montr0 da datta de trinta brafsas de serra do Ribr. nofsa Sra. do Mofsarrate de q foi des Cubridor osargto. Mayor Dos. Ro.z da Fonseca, pertencente a fazda. de Sua Magde. que Deus gde. Aos seis do mes de Março de mil Sete Sentos e hü anno No Aráyal, dig. o na prafsa do Ribeirão de Nofsa Sra. de Mofsarrate estando ahy przte. o Guarda Mor deste deftrito o Tenente Gnal. Mel. de Borba Gatto, mandou por empregão pa. efeito de searematar a data de trinta braf sas de terra def te mefmo Ribeirão de que foi def cubridor o Sargto. Mor Dos. Roiz da Fonca. pertencente a Fazda. de Sua Magde. que Deus gde. por aver andado o tempo que manda a Lei e o regimto. e de Clara na prafsa, e não aver nas minas gerais qm. defse mayor Lanço, que o que se oferecia neste destrito, pa.oque se notificarão todos os lançadores, e andando com ella em pregão o Porteiro Giorge, em volz alta, e entiligivel, que bem se deixava entender, dizendo dezendo des las. e hüa






+1701
  Registros41
  Cidades15
  Pessoas0
  Temas35


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!