Entrada que dá Manoel Ferreira Tabofa de dous negros", lavrado na Villa Real de N. S. da Conceição
16 de março de 1701, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
Doe. n. 41 Faz referencia a vários documentos interessantes, inclusive arrematação de terras mineraes, presidida por Borba Gatto, a 6 de março de 1701, e sitas no Ribeirão de N. S. de Mont Serrate. Ha na 16.a gaveta do 2." cofre um livro curioso, a que faltam, além da abertura e encerramento, as primeiras paginas, pois começa pela de n. 9, sendo todas rubricadas "Olivra." por "Termo A fls. 9, encontra-se um de entrada que dá Manoel Ferreira Tabofa de dous negros", lavrado na Villa Real de N. S. da Conceição, a 16 de março de No entretanto, a fls. 44, vamos encontrar uns poucos termos de arrematações de datas prezididas por Borba Gatto, seguindo-se outros a que ele já não comparece. A fls. 64, esse livro, após varias paginas em branco, passa, novamente, "termos a receber a rubrica de Borba, em de ouro quintado" e isto vae até fls. 79v., figurando, de fls. 93 em diante, vários documentos curiosos. Transcrevamos os que nos parecem de maior valia: "Termo de arematação que fe fes ao Alferes Joseph Pires Montr0 da datta de trinta brafsas de serra do Ribr. nofsa Sra. do Mofsarrate de q foi des Cubridor osargto. Mayor Dos. Ro.z da Fonseca, pertencente a fazda. de Sua Magde. que Deus gde. Aos seis do mes de Março de mil Sete Sentos e hü anno No Aráyal, dig. o na prafsa do Ribeirão de Nofsa Sra. de Mofsarrate estando ahy przte. o Guarda Mor deste deftrito o Tenente Gnal. Mel. de Borba Gatto, mandou por empregão pa. efeito de searematar a data de trinta braf sas de terra def te mefmo Ribeirão de que foi def cubridor o Sargto. Mor Dos. Roiz da Fonca. pertencente a Fazda. de Sua Magde. que Deus gde. por aver andado o tempo que manda a Lei e o regimto. e de Clara na prafsa, e não aver nas minas gerais qm. defse mayor Lanço, que o que se oferecia neste destrito, pa.oque se notificarão todos os lançadores, e andando com ella em pregão o Porteiro Giorge, em volz alta, e entiligivel, que bem se deixava entender, dizendo dezendo des las. e hüa
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!