'Annaes da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 1878-1879 - Volume VI - 01/01/1879 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1875
1876
1877
1878
1879
1880
1881
1882
1883
Registros (73)Cidades (31)Pessoas (0)Temas (49)


Annaes da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 1878-1879 - Volume VI
    1879
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


por sobro pedregaes, não embaraçava de se-ouvir aqaillo que com tudo Tinha de muito longe. Em ouvindo Í8to cuidei que oram alma do Purga- tório, que estavam a lamentar os seus padecimentos; assim cogitando saí immediatamente para o teri*eiro; encontrei alli a gente que estava á hía- pêra, d´ahi a pouco sepatentea cada vez mais o que havia, e chega por- tinho da povoação e passa afinai como relâmpago por entre-meio do nós. Vimos nós todos uma fumaça que parecia uma nuvem branca, cujo tam- manho comtudo regulava pela estatura de uma pessoa. Entrou na Egreja e no mesmo instante desappareceu de nossos olhos. Um responso eu rezei do prompto por sua intenção, e depois que amanheceu disse missa por ello também. A gente ficou admirada por ver cousas da outra vida, que erara tâio bonitas, o conversando a esse respeito todos cuidaram quo era a aimã. do meu companheiro quo tinha sido morto.

Eu tinha muita vontade de vêr um principal que se-chamava Tayaoba, dizendo comigo : em ello sc-rcndendo ás minhas practicas, todos os que lhe são adherentos se-renderao também. Cumpriu-so isso com o favor do Deus; com o desejo de me-vèr em verdado veio á povoação um principal com a sua mulher o com dous filhos, e nisto bem mostrou a lhaneza do seu coração. [Pois vindo com intenção do tirar bulha traria comsigo somente homens, mas nilo traria crianças o ainda menos mulheres]. EntíCo // m ´Chegando ao logar onde ou estava não cessava de olhar para mim, não despregava os olhos de mim. Ea não podia entender nem por alto o qae •elle estava a cogitar procedendo por esta maneira, porém elle mesmo mo -disse fallando assim:

"Não te admireis, meu pai, de te eu estar mirando bem; para isso somente em verdade tenho vindo; com os meus próprios olhos queria ver si por ventura era certo o que nos declararam os pajés a vosso respeito. Eles com efeito declararam-nos que de todas as demais gentes vós ereis diferentes; eles tem na cabeça cornos compridos e são muito maus, disseram; de carne humana unicamente é que eles se alimentam, afinal também disseram. Estas falas atóa portanto são o que me trouxe para estas bandas de cá. Tayaoba também teria vindo a ver-te, com tudo porém só por amor das parladas dos três pajés ainda não veio; eu irei declarar-lhe a verdade e imediatamente voltarei ao pé de tí, trazendo-o comigo."

Assim falou o principal que viera visitar-me, e ele cumpria o que tinha prometido voltando com Tayaoba em sua companhia. Veio o velho respeitável a vêr-me, e trouxe também sua mulher o quatro filhos; os outros 20 ele deixou na sua terra. Eu o hospedei bonitamente, e ^z com que o-honrassem, e fui também muito obsequioso para com seus filhos. Reparti por ele e pelos seus camaradas as minhas pobres cousas conforme as minhas posses. Os nossos filhos em sabendo que Tayoaba estava para vir, tinham ido muito longe ao encontro d´ele, um principal de fama tão grande desejosos de ver, e chegaram quase á terra donde ele vinha, muito se admirando de tudo. [p. 208]

Eu disse a Tayaoba que estava ansioso por ir á sua terra, e ele folgou muito com o saber dessa minha vontade. Nós fomos por terra (ou a pé), e depois de caminharmos três dias entramos em um campo largo. Aprouve-nos o fundarmos ali um povo; em consequência erguemos uma cruz, e todos nós nos ajoelhamos para adora-la; para servir-me de casa escolhi uma grande árvore, fiquei á sombra dela, e em primeiro lugar fiz pouso para a imagem da Mãe de Deus; eu trazia a cruz também nas mãos, pois era ela só de fato o com que eu guerreava. Veio a gente a vêr-me, porém d´aqueles que queriam matar-me apareceram também por fim muitos, por verem que eu contra eles não estava forte, pois só tinha 30 homens em minha companhia: Em verdade Tayaoba mandara por seus camaradas, em todo o caso aprecatando as coisas, porém com tudo eles ainda não tinha chegado, por isso os feiticeiros conversaram no mesmo instante tratando de me matar. Eles ajuntaram-se pela alta noite cerca de uns três mil se reunindo. Nós também em verdade cuidamos de nos defender, e alevantamos moirões pondo-os em fileira para nos entrincheirarmos (para nos encurralarmos); porém anoitecendo sem que as coisas estivessem prontas, e também como nós não fossemos muitos, não pudemos concluir tudo perfeitamente; por esse motivo os meus companheiros fizeram-me entrar na mata grossa lá pelo meio da noite. Ali estava eu (dizendo): veremos o que fazem os pagãos, e si eles não forem suficientes, si também nós formos mais bastantes também entraremos para ali atirando-nos (sobre eles). O velho Tayaoba também me falou dizendo assim:

"Meu pai, logo ao romper do dia hemos atacar os pagãos, e é possível que eles me matem flechando-me; por conseguinte como filho de Deus me faze tu primeiro ser, batizando-me agora, meu pai".

Isso disseram também os sujeitos a ele que em sua companhia me tinham procurado; no pouso estando eu no entretanto os instrui na lei de Deus e em outras coisas que eles deviam crêr; também lhes declarei a vida futura, mostrando-lhes o que era ele. Em consequência estando eles em termos de ser batizados (cristianizados), eu os batizei (lavei) a todos, e Tayaoba tomou (trocou) o nome de Nicoláo. [p. 209, 210]






+1879
  Registros73
  Cidades31
  Pessoas0
  Temas49


Registros mencionados

1627ID: 28250
Ataque
Atualizado em 25/02/2025 04:47:08
•  Fontes (4)
  
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!