Processo de Inácio de Barcelos27:«Estatuto social: cristão-velho Crime/Acusação: proposiçõesheréticas. Cargos, funções, actividades: senhor de engenho.Naturalidade: ilha Terceira. Morada: São Salvador da Baía,capitania dos Ilhéus, Brasil. Pai: Afonso de Barcelos Machado. Mãe: Ana Lopes Cabaça Estado civil: casado. Cônjuge: Joana, cristã-velha. Data da apresentação: 13/11/1592.Por parecer da Mesa na cidade da Baía em 10/12/1592 oréu foi repreendido, teve penas e penitências espirituais efez pagamento de cinco cruzados para as despesas do SantoOfício.»
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*