11 de dezembro de 1568, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Só em 1569 entra em Assunção o primeiro rebanho de gado procedente do Peru, trazido pelos espanhóis que acompanham de volta daquele reino o general Filipe de Cáceres, preposto do ade- lantado João Ortiz de Zarate. 37 ) Saindo de la Plata em compa- nhia do bispo Dom Frei Pedro de la Torre e vários moradores do Peru, «llevando cantidad de gado vacún e
11 de dezembro de de 1568, quarta-feira (Há 457 anos)
, Filipe de Cá- ceres chegou a Santa Cruz de la Sierra, recém-fundada por Nú- frio de Chávez, e dali rumou para Assunção. Enquanto a comi- tiva embarcada em uma flotilha fundeava em Assunção em 11 de Dezembro de 1568, o gado era transportado por terra.Poucas não teriam sido as dificuldades opostas a essa longa travessia. Separando-se da comitiva que custodiava, Núfrio de Chávez embrenhou-se pelo sertão, sendo morto pelos índios sublevados, que procuraram acometer a gente de Cáceres. Ao chegarem a um rio, acossados pelos paiaguás, resolveu o general Cáceres passar a outra banda, onde 20 arcabuzeiros protegeram o trem, cavalos, vacas e éguas, que assim puderam ser salvos. Em outras oca- siões também estiveram a ponto de perder tudo quanto traziam. :?s ) Em outros documentos encontram-se mais referências a % es- sa expedição. Pedro Dorantes, em sua carta citada, nos diz que o gado trazido por Filipe de Cáceres, antes de chegar a Santa Cruz de la Sierra, já havia sido desfalcado de mais de 600 vacas. Ao chegar ao rio Paraguai foram extraviadas mais 130 vacas, havendo proprietários de mais de 50 cabeças que só receberam cinco. 39 ) Como se deduz destas notas rápidas não seria muito grande o coefieiente de sangue peruano recebido pelos rebanhos já im- portantes de Paraguai, de origem vicentina.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!