Segundo frei Vicente do Salvador, Gabriel Soares de Souza retornou ao Brasil
Atualizado em 25/02/2025 04:47:14
• Fontes (1)
•
•
Segundo frei Vicente do Salvador, Gabriel Soares de Souza, chegado aoBrasil em 15 de junho de 1591, intentava “chegar ao rio de São Francisco,e depois, por ele, até a lagoa Dourada, donde dizem que tem seu nascimento”. Em maio de 1592 partiram da Bahia e, chegando à serra do Gariru(ou Quareru, atual Serra Branca), levantaram um forte, em cumprimento àdeterminação régia de que pelo menos a cada 50 léguas assim se procedesse. Ao atingirem pela segunda vez essa distância, e já nas cabeceirasdo Paraguaçu, levantaram “outra fortaleza na qual, por as águas serem ruinse os mantimentos piores, que eram cobras e lagartos, adoeceram muitos eentre eles o mesmo Gabriel Soares, que morreu em poucos dias no mesmolugar, pouco mais ou menos, onde seu irmão havia falecido. Foi sepultadona fortaleza, que fazia, com muito sentimento dos seus”.1 Posteriormente, seus ossos foram levados por ordem de seu sobrinho Bernardo Ribeiro, e estão sepultados emSão Bento. Cf. SALVADOR, Vicente do (frei). História do Brasil. Rio de Janeiro/São Paulo: Weiszflog Irmãos, 1918.O testamento de Gabriel Soares de Souza. Catálogo da Exposição de História do Brasil. Rio de Janeiro: BibliotecaNacional, nº.5745, v.1, p.489, 1881, sob o título Testamento de Gabriel Soares de Souza, Cidade do Salvador,10 de agosto de 1589; cópia de 1866 aut. 3 fol., aprovação a 21 de agosto de 1584, abertura a 10 de julho de1592.
Segundo frei Vicente do Salvador, Gabriel Soares de Souza, chegado ao Brasil em 15 de junho de 1591, intentava “chegar ao rio de São Francisco, e depois, por ele, até a lagoa Dourada, donde dizem que tem seu nascimento”. Em maio de 1592 partiram da Bahia e, chegando à serra do Gariru (ou Quareru, atual Serra Branca), levantaram um forte, em cumprimento à determinação régia de que pelo menos a cada 50 léguas assim se procedesse. Ao atingirem pela segunda vez essa distância, e já nas cabeceiras do Paraguaçu, levantaram “outra fortaleza na qual, por as águas serem ruins e os mantimentos piores, que eram cobras e lagartos, adoeceram muitos e entre eles o mesmo Gabriel Soares, que morreu em poucos dias no mesmo lugar, pouco mais ou menos, onde seu irmão havia falecido. Foi sepultado na fortaleza, que fazia, com muito sentimento dos seus”.
[29316] Antes das Minas Gerais: conquista e ocupação dos sertões mineiros. ANGELO ALVES CARRARA, Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor do Departamento de História/UFJF. Campus Universitário, Bairro Martelos - Juiz de Fora/MG 01/01/2007
Sinceramente esperamos, fervorosamente rezamos, para que este poderoso flagelo da guerra possa finalmente acabar. Mas se Deus quiser que ela continue até que toda a riqueza pilhada pelos escravos, 250 anos de labuta não retribuída afunde e até que cada gota de sangue derramada pelo chicote deva ser paga por outro golpe de espada, como foi dito três mil anos atrás e ainda precisa ser dito o julgamentos do senhor são justos e verdadeiros completamente.
Data: 11/04/1865 Fonte: Último discurso de Abraham Lincoln