'Para o Duque de Medina, por exemplo, invernar no Brasil era uma decisão acertada, mas discordava enormemente da opção pelo Rio de Janeiro, já que considerava a Bahia melhor alternativa - 08/11/1581 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1577
1578
1579
1580
1581
1582
1583
1584
1585
Registros (67)Cidades (11)Pessoas (0)Temas (37)


Para o Duque de Medina, por exemplo, invernar no Brasil era uma decisão acertada, mas discordava enormemente da opção pelo Rio de Janeiro, já que considerava a Bahia melhor alternativa
    8 de novembro de 1581, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


Entretanto, houve vozes contrárias a essa escolha do Rio de Janeiro. Para o Duque de Medina, por exemplo, invernar no Brasil era uma decisão acertada, mas discordava enormemente da opção pelo Rio de Janeiro, já que considerava a Bahia melhor alternativa. Nesse sentido, o Duque parecia mais bem informado que o Conselho de Portugal, já que identificava na sede do governo-geral maior disponibilidade de mantimentos, pois era “tierra mas abastecida que el rio de genero”. Em divergência às opiniões de Luiz César no Conselho, afirmava também que as “brumas” eram maisrecorrentes no Rio de Janeiro do que na Bahia. Reconhecia ainda a relevância que teriapara a população da “parte más importante dela costa” ver-se diante da poderosa armadareal para que se colocassem aqueles “suditos en la obediencia devida”, visto que aquelegoverno (Bahia) estava sem capitão. Além disso, ele advertia que a Bahia e a Paraíbaeram de fato os locais preferidos dos corsários franceses, e não o Rio de Janeiro. ODuque, por fim, apontava a conveniência de enviar o novo governador-geral do Brasilatravés da própria armada, caso a que se preparava para levá-lo ainda não estivessepronta.200 De toda maneira, a percepção política do Duque era de que a armada poderiaacudir, de fato, tanto na legitimação do rei quanto na do novo governador a serempossado na “rebelde” e insubmissa Bahia.






+1581
  Registros67
  Cidades11
  Pessoas0
  Temas37


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!