'Feitos os primeiros pedidos para a fundação de uma instituição religiosa na Vila de Sorocaba, como consta nos documentos enviados pela Câmara da Vila 0 01/01/1800 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1796
1797
1798
1799
1800
1801
1802
1803
1804
Registros (53)Cidades (43)Pessoas (24)Temas (62)


Feitos os primeiros pedidos para a fundação de uma instituição religiosa na Vila de Sorocaba, como consta nos documentos enviados pela Câmara da Vila
    1800
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Esses mesmos argumentos do início da colonização foram usados no século XIX –em parte porque o desinteresse na instalação de instituições religiosas femininas continuavadevido aos custos altos para sua manutenção –, quando foram feitos os primeiros pedidospara a fundação de uma instituição religiosa na Vila de Sorocaba, como consta nosdocumentos enviados pela Câmara da Vila no ano de 1800.3 No primeiro pedido, não hánenhuma referência à Manoela de Santa Clara e Rita de Santa Ignes, porém, a família dasduas mulheres possuía grande importância financeira e política na região, o que nos leva aimaginar que a solicitação fora motivada pela vontade das mulheres, utilizando as redes deinfluência criadas e exercidas pelos seus familiares. [1]A primeira vez que essas mulheres aparecem claramente é na documentação sobreos pedidos para a fundação de um recolhimento. De forma indireta no parecer, o entãocapitão-general de São Paulo Franca e Horta apresenta a opinião desfavorável à fundaçãode um recolhimento na vila.Resta-me finalmente informar a Vossa Alteza motivos particulares que tiveram estescamaristas para [ileg.] a presente súplica, circunstâncias que pessoalmente examinei,quando por outra diligência que interessava o Real Serviço, me foi preciso chegar àvila de Sorocaba. Existe ali uma insensata mulher, que pelo vaidoso entusiasmo de serfundadora, e regente, havendo-lhe tocado uma pequena fonte de terras por herança,deu princípio a um edifício com essa destinação. O terreno onde tem algumascasinhas, e uma asseada capela, suposto tenha capacidade para os ofícios de umrecolhimento, falta-lhe, contudo, o essencial, que é o seu interior uma áreaindispensavelmente [ileg.] para [ileg.] e passeio das Recolhidas, o que é impossível deconseguir-se por achar situado no centro da vila cercado por toda a parte das casas demoradores. Este informe edifício de taipas de terra, mal construído pela direçãodaquela mulher, que sem discurso, nem força para a dita obra, não faz mais quelevantar este ano, o que no passado se desfez, foi olhando por aqueles homens comoum fundo suficiente para o dito recolhimento lisonjeados da esperança de que outrosconcorreriam com esmolas para o complementarem como se tão débeis fundamentos[ileg.] se pudessem contar alguma coisa [2]




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.