'Promulgação da Lei Nº 10162/2012 - 27/07/2012 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
Registros (154)Cidades (55)Pessoas (149)Temas (182)


Promulgação da Lei Nº 10162/2012
    27 de julho de 2012, sexta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


LEI ORDINÁRIA Nº 10162/2012 - TEXTO ANEXOInstitui uma comissão pró-construção do monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.Promulgação: 27/06/2012 Tipo: Lei OrdináriaJUSTIFICATIVA:

CONSIDERANDO que Aparecidinha é um bairro residencial e industrial da cidade de Sorocaba;

CONSIDERANDO o bairro surgiu da formação de um arraial ao longo do córrego Piragibú. A atual Aparecidinha, na época era Piragibú do meio.O bairro era passagem de tropeiros que viajavam para o sul do país. A imagem da Santa foi trazida e deixada em 1782 por esses tropeiros que iam para o sul comercializar seus muares.

A primeira imagem – diz a lenda – que foi feita por um índio e era de barro. Primeiramente essa imagem foi deixada num nicho sobre uma pequena árvore que ficava nas imediações do atual cemitério (onde tudo começou e onde está o Novo Santuário). Todos os tropeiros que por ali passavam, faziam suas orações (pedidos e agradecimentos) a Nossa Senhora para suas viagens. A vila passou, a partir de então, a chamar-se Aparecidinha;

CONSIDERANDO que foi construída em 1785 quando o português guarda-mor Antonio José da Silva mudou-se de Lorena (MG) para Sorocaba, fixando residência no bairro do Pirajibú do Meio e trouxe consigo uma imagem em madeira de Nossa Senhora Aparecida. Mandou construir uma capela. Esta foi a segunda igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida (a primeira foi a da cidade de Aparecida,SP). Nas imediações da Igreja havia um chafariz colocado em 1886 em um largo (hoje Largo Antonio José da Silva) e havia também várias casas construídas por escravos neste período;

CONSIDERANDO que duas vezes ao ano são realizadas as Romarias de Aparecidinha, de tradição bicentenária, onde a imagem da Santa segue da Catedral Metropolitana de Sorocaba à Igreja da Aparecidinha no segundo domingo de julho, e retorna à Catedral em 1° de janeiro. Estes eventos reúnem fiéis que percorrem a pé os 14 km, acompanhando a Santa, em ação de graças e cumprindo promessas;

Diante disso, requeiro apoio dos nobres pares para a aprovação desta propositura.

S/S, 11 de maio de 2011.

FRANCISCO FRANÇA DA SILVAVereador. [camarasorocaba.sp.gov.br]





OII!


Braz Cubas
Data: 01/01/1907
Créditos/Fonte: Francisco Corrêa de Almeida Moraes
Página 11


ID: 11241


Algumas notas genealo´gicas : livro de familia : Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, Sa~o Paulo-Maranha~o : se´culos XVI-XIX
Data: 01/01/1886
Créditos/Fonte: João Mendes de Almeida (1831-1898)
Página 329


ID: 11242


Algumas notas genealógicas: livro de familia: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX
Data: 01/01/1886
Créditos/Fonte: João Mendes de Almeida (1831-1898)
Página 352


ID: 11243



+2012
  Registros154
  Cidades55
  Pessoas149
  Temas182


Registros mencionados

1782ID: 24081
A imagem da Santa foi trazida e deixada em 1782 por esses tropeiros...
Atualizado em 25/02/2025 04:46:41
•  Fontes (4)
  
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!