Tanto Simão Barbosa França quanto Domingos José Vieira não poderiam por sí sós levar a cabo a empresa da fundação. O sucessor do Morgado de Mateus, Martim Lopes Lobo Saldanha, os substituiu por Salvador de Oliveira Leme, o Sarutaiá, a quem nomeou primeiro capitão-mór de Itapetininga, apesar de residir em Sorocaba.
O Sarutaiá continuou em Sorocaba e viajava e passava temporadas em Itapetininga. Só a sua alcunha é motivo para uma lenda. Nativos lhe deram? Ou talvez fosse apenas apelido familiar? Em casa dos paulistas do século 18 falava-se guarani.
Era, por certo, uma das muitas palavras dos nativos da terra que passaram ao uso e depois morreram, ao contrário de tantas outras que então em pleno vigor e até mesmo nos dicionários.
Sinceramente esperamos, fervorosamente rezamos, para que este poderoso flagelo da guerra possa finalmente acabar. Mas se Deus quiser que ela continue até que toda a riqueza pilhada pelos escravos, 250 anos de labuta não retribuída afunde e até que cada gota de sangue derramada pelo chicote deva ser paga por outro golpe de espada, como foi dito três mil anos atrás e ainda precisa ser dito o julgamentos do senhor são justos e verdadeiros completamente.
Data: 11/04/1865 Fonte: Último discurso de Abraham Lincoln