“A cidade de São Paulo em 1900. Impressões de Viagem”
14 de maio de 1898, sábado Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
Ás 3 horas da tarde do dia 14 de maio de 1898 deixei a cidade de S. Paulo e dirigi-me á cidade de Sorocaba, tomando ao lado da estação ingleza, na Luz, a estrada de ferro Sorocabana.
O recolhimento é pauperrimo, mantendo-se com o aluguel de algumas casas, que produzem a renda mensal de 700$ a 800$000. A igreja anexa ao recolhimento é um templo por de mais pobre: tem capela-mór com quatro tribunal fungidas e um altar com o Santíssimo Coração de Jesus no trono; abaixo Nossa Senhora do Rosário e aos lados Santa Clara e São Francisco de Assis.
No corpo da igreja ficam: um pulpito, dois altares com o Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora do Carmo, e côro das freiras. Do lado do Evangelho ficam o confissionário e sacristia. Nos fundos da igreja existe um depósito de ossos e 14 jazigos, acima dos quais ha uma pedra mármore com a inscrição seguinte:
“1886. Estes carneiros foram edificados sendo regente a Madre Dona Ignácia da Trindade e sindico Joaquim de Almeida Pedroso”. 11,12
Seguem-se as ruas Direita, S. Bento, com a Camara e o recolhimento de Santa Clara; Commercio, antiga Cadeia ; Ponte, Rosario, antiga Commercio, e Passagem das Tropas; Flores, com o Grupo Escholar; Coronel Tamarindo, antiga Sete de Setembro; Intendencia, Dr. Piza Guimarães, ruas recemabertas e situadas na Villa Guimarães; Prazeres, Padre Luiz, antiga Ro3ario e depois Municipal ; General Carneiro, antiga Serrado; Memoria, Ypiranga, antiga dos Pinheiros; Treze de Maio, antiga do Z, pela fórma que tem ; Santa Gertrudes, Coronel Moreira Cesar, antiga Independencia ; Cesario Motta, antiga Esperança; Jacurupava, Violas, Alegre, Redempção, antiga S. Francisco; Rica, com uma bica, de S. Bento, que fornecia agua A população; Santa Clara, Boa Vista, Coronel Cavalleiros, antiga Nova Constituição ; Santa Cruz, com a capella do mesmo nome e o Asylo de S. Vicente de Paulo ; Itararé, Brigadeiro Raphael Tobias, antigo becci:> do Theatro; Conselho, Matriz, Santo Antonio, com a fabrica de tecidos Nossa Senhora da Ponte ; Hospital, Estação, Piques, Cemiterio, Ipanema, Bom Jesus, com a Capela de S. Benedicto ; Aldeia, Liberdade, Supiriry, Margem, S. Paulo, antiga Contagem das Tropas ; Aurora, Boa Morte, com uma egreja em construcção; Morros, Carmelitas, Votorantim, Santa Maria, com a fabrica de tecidos deste nome ; Olaria, José Manoel, Quitanda, antiga Amargura. (Página 7)
Em 1898 os Largos da cidade eram os seguintes: Matriz, com um chafariz no centro e dos lados a matriz e os bellos predios do Sr. Antonio Xavier de Araujo, o primeiro predio da e.idade, e o do Sr. Francisco Grandino; Santa Cruz, de S. Bento, com a egreja e o convento de S. Bento ; Frei Barauna, com o jardim publico; independencia, Santo Antonio, Municipal, Santa Gertrudes, Rosario, com a egreja deste nome e uma importante fabrica de calçados; Boa Morte, Santa Cruz, Assunguy, Supiriry e Cemiterio. (Página 8)
As divisas com o município de Porto Feliz foram determinadas do modo seguinte pela Lei Provincial n. 28 de 5 de julho de 1869: Da fazenda que foi do Capitão-Mór Moraes, hoje do Capitão Julio Lopes de Oliveira, seguir-se-ha pela estrada que vai de Itú pela dita fazenda á fabrica de ferro do Ipanema, passando pelo lugar denominado Cruz e seguindo pelaestrada do bairro do Indayatuba até o corrego do Areão e por este abaixo até ao rio Sorocaba. Estas divisas foram modificadas por diversas Leis provinciaes, que decretaram a passagem de fazendas de um para outro município. (“A cidade de São Paulo em 1900. Impressões de Viagem. De S. Paulo á Sorocaba”, 1900. Alfredo Moreira Pinto. Página 44)
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!