'“Os nativos tem memória do dilúvio e dizem que São Tome, a quem chamam Zome, passou por aqui.. ” - 01/08/1549 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1545
1546
1547
1548
1549
1550
1551
1552
1553
Registros (45)Cidades (15)Pessoas (0)Temas (78)


“Os nativos tem memória do dilúvio e dizem que São Tome, a quem chamam Zome, passou por aqui.. ”
    agosto de 1549, segunda-feira
    Atualizado em 25/02/2025 04:45:41

•  Imagens (1)
•  Fontes (2)
  
  


O "reino de Deus por Portugal". Escreveu a próprio rei Dom João III ao primeiro governador geral do Brasil, Tome de Sousa:

"A principal causa que me levou a povoar o Brasil foi que a gente do Brasil se convertesse a nossa santa fé católica". E Camões desafia a generosidade crista dos descobridores exclamando:

"E vós outros que as nomes usurpais. De mandados de Deus, como Tomé, dizei, se sois mandados, com o estais, sem irdes a pregar a santa fé?" (História da Igreja no Brasil, 1977. Eduardo Hoornaert) [0]

"Os nativos acolheram bem os europeus, Nóbrega fica surpreso. Mais ainda quando percebe que esses mesmos nativos procuravam a casa de culto e de catequese como se aquilo fosse um hábito antigo". (Expedição Peabiru - Pay Zumé, 17.07.2018) [0]

0 discurso acerca da evangelizacao era em primeiro lugar universalista. Era urn discurso que desconhecia fronteiras.

Na época dos descobrimentos circulava em Portugal, entre os que estavam engajados na empresa maritima, a famosa lenda de São Tome, justificadora da presenca dos portugueses nas praias longinquas. Segundo esta lenda, que se encontra em quase todos as cronistas do Brasil quinhentista, os missionarios nao fizeram senao seguir as pegadas de Sao Tome, apóstolo das fndias. Na rota para as Indias, tanto orientais como ocidentais, ponto obrigatorio era a famosa Ilha de Sao Tome. E no Brasil, no Paraguai, descobriram-se em rochas ou pedras as pegadas do ap6stolo acompanhado de urn ajudante. Nos vocábulos usados pelos indigenas descobriu-se 0 nome de Tome, ou sua corruptela. Nas crencas Indigenas detectou-se algum vestígio da pregacao apost6lica, evidentemente deteriorada pela "falsa" tradição dos principais. Poucos meses depois de sua chegada ao Brasil, em agosto de 1549, escreve Nobrega em sua "Informação das Terras do Brasil":

Os nativos tem memória do dilúvio ... e dizem que Sao Tome, a quem chamam Zome, passou por aqui . . .






índios brasileiros caçando na mata
Data: 21/04/2024


ID: 13841



+1549
  Registros45
  Cidades15
  Pessoas0
  Temas78


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!