SAÚDE PÚBLICA E PODER LOCAL: SOROCABA NO SÉCULO XIX Cássia Maria Baddini
1 de janeiro de 2005, sábado Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Nesse contexto de desenvolvimento local, o “Hotel de Convalescentes”representou uma nova concepção de cuidados médicos, associados aorestabelecimento ou simplesmente ao descanso dos “hóspedes”. Era um tratamentoparticular e caro, reservado a famílias ricas. Nas últimas décadas do XIX, o desenvolvimento local atraiu profissionais dasaúde em visitas periódicas, alguns até se fixando em Sorocaba. O que parecia ser oreconhecimento da medicina diplomada como recurso importante numa cidade emdesenvolvimento contrastava com a resistência da população em se adaptar àsmedidas higiênicas impostas pela Câmara. Além dos usos múltiplos e considerados insalubres das águas do rio Sorocaba,já referidos, a instalação do Matadouro em terreno distante do centro da cidade e aregulamentação do seu funcionamento, atendendo à salubridade pública, é atitudecoerente ao “aformoseamento” da cidade nas últimas décadas do XIX e garante, assim como a regularização do Mercado, o controle do abastecimento urbano.
A proibição de curtumes na área central, cobrada à municipalidade pelo governo provincial desde 185222, foi acomodada segundo interesses daqueles quefabricavam e vendiam artigos de montaria dentro da cidade, aproveitando apassagem dos animais: desde que respeitassem a demarcação do trecho do rioSorocaba para depósito do couro “para pelar”, obtivessem licença da Câmara eregularmente pagassem impostos, poderiam funcionar na área urbana23 Determinaçãoequivalente para as fábricas que exalassem substâncias nocivas à saúde, apesar de em1882 se instalar, a cerca de 1000 metros do Largo da Matriz, a grande indústria têxtilde Manoel José da Fonseca, rico comerciante estabelecido na cidade. Outras grandes
22 “Sessão Extraordrª a 16 de Março de 1852”. Anais..., livro 47, fólio 112v. 23 Posturas da Camara Municipal da cidade de Sorocaba acompanhadas do Regulamento para ocemiterio da mesma cidade, São Paulo: typ. J. R. Azevedo Marques, 1865, art. 29; Codigo de Posturasda Camara Municipal da cidade de Sorocaba, Sorocaba: typ. Americana, 1871, art. 11; Codigo dePosturas da Camara Municipal da cidade de Sorocaba, com Regulamentos para a praça do mercadoe cemiterio, annexos, Sorocaba: typ. Americana, 1882, art. 15 2; Lei n.5, de 20 de dezembro de 1894.In: Actos Legislativos da Camara Municipal da Cidade de Sorocaba, estado de S. Paulo – 1894,Sorocaba: typographia Casa Durski, 1895, art. 81 10. (Página 45)
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.