23 de maio de 1923, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
A situação, portanto, era a seguinte:
“O povo paga de água e esgotos a bela somma de…180:000$000 por ano. Água nós temos em doses homeopáticas e esgotos só uma pequena parte da cidade os tem, e essa pequena parte é a mesma existente na Sorocaba de 1900 e feita por conta do Governo do Estado, quando na sua presidência o eminente e patriótico chefe da zona sul de São Paulo, sr. Cel. Fernando Prestes. / Daquella epocha, a esta parte, nem uma manilha a mais de exgottos se collocou na cidade, não tendo, até hoje, ainda, explicado a Câmara, onde foram parar os materiaes de exgottos, depositados numa capella da rua Aurora.”
Os esgotos não chegavam para a região do chamado além ponte, mas a malha urbana também estava expandindo-se em direção ao norte da cidade, ultrapassando as linhas da Estrada de Ferro Sorocabana, formando um novo bairro, a vila Sant’Anna.
“A villa Sant’Anna é um novo bairro da cidade e muito populoso. Reclama, desde há muito, da Câmara um pouco dagua, mas como sempre acontece com as cousas necessárias que "devem ser feitas’, a água para a villa Sant’ Anna tornou-se já um desses problemas insolúveis. É preciso fazer? Então não se faz, diz a administração. Diz ou pensa. Olhem o caso dos exgottos de alem-ponte…”76
Em 1927, finalmente, a prefeitura abre concorrência para a realização das obras no além ponte, vencida pelos senhores Bernardes & Comp.77 Nesse ínterim, em 1928, finalmente, o grupo liderado por Campos Vergueiro e desalojado do poder, e o Correio de Sorocaba, em nota publicada em abril de 1929, denunciavam o fato da administração anterior ter deixado a obra inconclusa.
Algo que o recém-empossado prefeito prometia concluir rapidamente. Além disso, João Machado de Araújo, o novo prefeito, editava a Lei nº 227 autorizando a prefeitura a instalar hidrômetros em todos os prédios da cidade78. Como vimos, uma antiga proposta que perpassou as administrações anteriores. Em nota, o Correio, agora situacionista, elogia tal medida: “Bem orientada andou a Municipalidade votando a lei que auctorisa a Prefeitura Municipal
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!