31 de dezembro de 1579, segunda-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (3)
•
•
•
A sudoeste, um quarto a oeste, na costa da mão direita, há uma enseada em forma de braço, e atrás dela, na mesma direção, uma pequena ilha negra, um tanto grande, inclinada de norte a sul, e no meio dela, uma montanha de pão de açúcar. Chamava-se Pão-de-Azúcar. Por aqui o canal tem apenas meia légua de largura.
De Punta de San Bernabé parece outra Punta do lado esquerdo ao longo do mesmo curso, que chamamos de San Beniro; e no meio do âmbar Puntas faz Ensenada como um arco, e pelo meio faz Abra até a Cordilheira-Nevada, que parece deste Abra ser muito alta e com muitos picos; e um deles parece uma coroa que tem seis pontas, e outro ao sul que parece uma mão aberta de Judas e olha por trás.
Há muita neve: a alta é branca e a baixa é azul como o verdete; e o que não é nevado é preto. Esta é a Cordillera de la Tierra-firme, porque tudo o mais que vai de lá para o oeste, onde estamos descobrindo atualmente, é um arquipélago de ilhas e terra quebrada. (Página 137) [0]
Dos arrecifes da pradaria o Canal segue o mesmo curso por duas léguas, e no final delas emerge uma ponta longa e baixa da terra à direita que se chamava Punta de Santa Catalina, e tem uma Isleta a leste, e um ponto baixo ao sul.
Aqui se junta o Canal, que vem dos Baxos de la Hierba, perto da Cordilheira Nevada, e forma um Canal com mais de quatro léguas de largura.
E dali, da Ponta de Santa Catalina, uma Ensenada gira à maneira de um Canal ao redor do Sudeste que parecia dividir a terra, e é verdade que a divide.(Página 139) [0]
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!