Segundo mapa apresentado pelo escrivão Felix Cazemiro de Figueiredo, relativo ao ano de 1791, "em que se mestra toda o ouro que foi apresentado nesta Real Casa de Fundição de São Paulo, o quinto que dele se retirou para sua Majestade em cada um dos meses do ano de 1791", as entradas montaram a 591 marcos, cinco onças, 1 oitava e 14 grãos, e o quinto rendeu 100 marcos, 5 onças e 5 oitavas.
Esse ouro foi remetido para o Tesouro Geral do Real Erário de Lisboa, por intermédio da Junta da Real Fazenda da Capital do Rio de Janeiro. Foi todo ele acomodado em quatro borrachas-surrões, sendo entregues à escolta comandada pelo tenente da Legião de Voluntários Renes, Manuel Pacheco Gato, em 18 de abril de 1792.
Duas vezes a morte hei sofrido. Pois morre o pai com o filho morto. Para tamanha dor, não há conforto. Diliu-se em prantos o coração partido. Para que ninguém ouça o meu gemido, encerro-me na sombra do meu horto. Entregue ao pranto ao sofrer absurdo. Querendo ver se vejo o bem perdido! Brota a saudade onde a esperança finda. Sinto na alma ecoar dores de sinos! Só a resignação me resta ainda.
Morte segundo filho Data: Fonte: “Adeus meu menino”, a "Tears In Heaven" imperial