'Jornal Correio Paulistano, 22.06.1929. “As minas de ouro do Jaraguá”, tema da conferência realizada em 21 de junho de 1929, no Instituto Histórico e Geográfico, pelo coronel Pedro Dias de Campos 0 23/06/1929 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1925
1926
1927
1928
1929
1930
1931
1932
1933
Registros (82)Cidades (34)Pessoas (144)Temas (141)


Jornal Correio Paulistano, 22.06.1929. “As minas de ouro do Jaraguá”, tema da conferência realizada em 21 de junho de 1929, no Instituto Histórico e Geográfico, pelo coronel Pedro Dias de Campos
    23 de junho de 1929, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  
  
  


É sabido que o nosso Brasil é, em toda a sua vastidão, rico em minerais. Seu solo oculta jazidas inesgotáveis de todos os minerais mais úteis e mais preciosos. E em São Paulo, o ouro em pó, em folheta e em granito, pouco ou muito se encontra ainda por toda a parte, bastando escavar ou remover a terra, uma vez que a bateia, agitada por mãos hábeis, seja posta em ação.

O precioso livro do grande historiógrafo brigadeiro Machado de Oliveira, "Quadro Histórico da Província de São Paulo", informa que até no morro do Carmo, onde se erguia o vetusto casarão que servira de convento aos padres Carmelitas, edifício era em demolição, os rapazes da cidade, em tempos idos, apanhavam ouro nos barrancos piçarrentos, cortados pelas enxurradas. A esse tempo, solertes faiscadores, gamélia em punho, catavam ouro no Ypiranga, no Tamanduatejy e no Anhangabaú.

Segundo uma comunicação feita pelo primeiro Bispo do Brasil, ao rei D. João, em 13 de julho de 1552, também foi colhido ouro, nas margens do Cubatão, juntos nos desaguadouros dos riachos que desciam da lombada do Paranapiacaba.

No Jaraguá e seus contrafortes, ainda hoje os moradores daquelas cercanias faiscavam, nos dias de folga, nos ribeiros que emanam da montanha. Assim também, após as grandes chuvas, catam ouro em pepitas, trazidas no aluvião.

Neste momento, empresas estrangeiras substituindo os rotineiros faiscadores por maquinismos apropriados, reencetaram profícuas pesquisas, das quais estão já colhendo ótimos resultados.

O morro do Voturuna, rico em ouro, cujo principal filão foi encontrado há pouco e está sendo explorado por uma companhia inglesa, é uma elevação isolada da serrania, demorando e grande distância do Jaraguá, com o qual não se identifica. Esse morro, assim como as suas antigas lavras, será objetivo, oportunamente, da leitura, neste recinto, de um novo estudo.




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.