Diário de Bordo (Fernão de Magalhães), por Iuri Farias
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
No ano de 1519 estava eu na Espanha e soube que navegando pelo oceano se viam coisas maravilhosas. Assim, quis assegurar, a ver a verdade de tudo que contavam. Soube que se acabara de fretar, em Sevilha, uma esquadra de 5 navios destinada a descobrir as ilhas Molucas, de onde nos vinham as especiarias e que Dom Fernão de Magalhães, fidalgo português, havia sido nomeado capitão geral dessa expedição.
A 10 de agosto de 1519, a esquadra e sua tripulação, composta por 237 homens, anunciou sua saída. Em 20 de setembro partimos da cidade de Sanlúcar de Barrameda em direção ao mar.
Em dezembro, chegamos á Terra do Verzino, o Brasil, que pertence ao rei de Portugal. Os brasileiros andam completamente nus, e sua habitações consistem em espaçosas cabanas. Seus barcos são feitos de troncos de árvores e são tão grandes que cabem de 30 a 40 homens.
Passamos 13 dias neste porto, onde nos abastecemos de provisões para podermos prosseguir em nossa viagem. Em julho de 1520, próximo ao porto de San Julián, o navio Santiago, que fora