'Jornal Correio Paulistano - 06/06/1942 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1938
1939
1940
1941
1942
1943
1944
1945
1946
Registros (92)Cidades (45)Pessoas (0)Temas (111)


Jornal Correio Paulistano
    6 de junho de 1942, sábado
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  
  
  


Um comentariozinho pitoresco não é de mais embaixo deste manuscrito: já naquele tempo havia dificuldade de "combustível", que era então, o... cavalo! Como vemos no escrito acima, o presidente da Província lamentava a falta de animais, havendo "dificuldades, com que se alcançaram os primeiros cavalos...". Assim como sem dinheiro não se faz guerra, segundo o velho Napoleão, aqui vão mais dois documentos fornecendo o necessário para as despesas da luta:

Para o Ex.mo Barão de Caxias - Ill.mo e Ex.mo Snr. - Em consequências da requisição, que V. Ex.a fez em seu Ofício datado de Ontem, expedi ordens á Thesouraria para por á disposição de V. Ex.a quantia de cem contos de réis e nomear um Oficial de Fazenda encarregado de fazer os pagamentos ás Tropas, e as de mais despesas necessárias que por V. Ex.a forem ordenadas. Deus guarde a V. Ex.a Palácio do Governo de São Paulo, 8 de junho de 1842 - Barão de Monte Alegre.

Cem contos naquela época, devem valer hoje uns mil! Do que se conclue, que tudo quanto á briga custa muito dinheiro.

Temos mais esta autorização destinada ao coronel João da Silva Machado, posteriormente Barão de Antonina, que servia às forças legalistas:

Para o Ex.mo Barão de Caxias - Ill.mo e Ex.mo Snr. - Em consequência da requisição de V. Ex.a em Ofício datado de hoje, comunico a V. Ex.a que se expedirão ordens á Tesouraria para ser posta á disposição do Coronel João da Silva Machado a quantia de quarenta e oito contos de réis que V. Ex.a julga necessários para as despesas com as Forças da Comarca de Coritiba - Deus guarde a V. Ex.a. Palácio do Governo de São Paulo, 10 de junho de 1842 - Barão de Monte Alegre.

Na mesma proporção cambial ou aquisitiva, estes 48 contos representariam hoje 480! Mas ao mesmo tempo a vitória sorria ao inelito patrono do invicto exército nacional, tanto assim, que o presidente lhe oficiava:Para o Ex.mo Barão de Caxias - Illmo e Exmo. Sr. Recebi o Ofício de V. Exc. escrito da Fazenda do Coronel Padro, e bem sinto, que o inimigo não tivesse ousado esperar pelas Forças comandadas por V. Exa. porque estou convencido, que infalivelmente ele seria batido. Desejo que V. Ex.a ache ocasião oportuna de derrota-lo, e de livrar a esta Província dos males que está sofrendo com a guerra civil excitada pela rebelião. - Para aumentar os soldados de V. Ex.a. chegarão hoje de Santos com Guardas Nacionais, uma peça e um obuz com as competentes munições: também chegarão a esta cidade mais de duzentos Guardas Policiais de diversas Freguezias. Não tem havido aqui alteração alguma em o espirito público. Eu sim muto me tenho angustiado com as notícias recebidas do Norte da Província. Do Ofício junto, verá V. Ex.a o que tem havido por aqueles lugares, e o mais que há de receiar. V. Ex.a dignar-se-ha pesar bem o que diz o Juiz de Direito da Comarca, e dará as necessárias, e urgentes providências, que requerem as circunstâncias. Nem uma novidade tem ocorrido em a Cidade de Campinas e Vila de Mogi-Mirim das quais recebi comunicações Oficiais do dia 10 do corrente. Palácio do Governo de São Paulo, 12 de junho de 1842 - Barão de Monte Alegre.






+1942
  Registros92
  Cidades45
  Pessoas0
  Temas111


Registros mencionados

8 de junho de 1842, quarta-feiraID: 23895
Carta do Barão de Monte Alegre ao Barão de Caxias
Atualizado em 25/02/2025 04:46:52
•  Fontes (3)
  
  
  


14 de junho de 1842, terça-feiraID: 26306
Carta do Barão de Monte Alegre ao Barão de Caxias
Atualizado em 25/02/2025 04:45:50
•  Imagens (1)
•  Fontes (1)
  
  
  


14 de junho de 1842, terça-feiraID: 26303
Carta do Barão de Monte Alegre ao Barão de Caxias
Atualizado em 25/02/2025 04:45:51
•  Imagens (1)
•  Fontes (1)
  
  
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!