Faleceu no dia 6 de setembro na barra do (ilegivel), frequezia de São Benedito, na província do Espirito Santo, o crioulo livre de nome Silvestre "de tal", na idade de 145 anos (nascido em 1737), 3 meses e 44 dias.
Gosava de todas as faculdades intelectuais e de uma prodigiosa memória. Serviu 60 anos, mais ou menos, como pedreste da provincia. Nasceu nos arrabeldes da Vitória/ES, e lembrava-se do tempo em que a cidade era uma vila e governadores Robim e Pontes Leme.
Deixou numerosa família: 12 filhos, 80 netos, 100 bisnetos e 40 tataranetos. Assim já é ter-se filhos, netos e bisnetos! Oh! Colega, isto não será alguma broma?
Sinceramente esperamos, fervorosamente rezamos, para que este poderoso flagelo da guerra possa finalmente acabar. Mas se Deus quiser que ela continue até que toda a riqueza pilhada pelos escravos, 250 anos de labuta não retribuída afunde e até que cada gota de sangue derramada pelo chicote deva ser paga por outro golpe de espada, como foi dito três mil anos atrás e ainda precisa ser dito o julgamentos do senhor são justos e verdadeiros completamente.
Data: 11/04/1865 Fonte: Último discurso de Abraham Lincoln