Aula inaugural, proferida por ocasião da solene abertura dos Cursos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
Beda Krusf, na aula inaugural, proferida por ocasião da solene abertura dos Cursos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, em 7 de março de 1954."A cidade de Sorocaba comemora, simultaneamente, dois fatos importantes de sua história. O primeiro lembra o início de Sorocaba, faz três séculos, sob o patrocínio de uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Ponte, confiada, posteriormente, aos monges do glorioso Patriarca São Bento. As fontes históricas relatam os seguintes fatos:
"A vila de Sorocaba foi fundada no lugar denominado Itavovú, onde em 1654 já existia feito vila por despacho de D. Francisco de Souza, Governador desta Capitania. O lugar onde se acha a cidade, era da Sesmaria do Balthazar Fernandes:
e desejando este mudar a vila para aqui, onde já tinha construído uma Igreja a Nossa Senhora da Ponte que depois ficou sendo de São Bento e existindo já alguns moradores, fez neste sentido a competente petição.
É, pois, motivo justo estarmos reunidos em jubilosa solenidade para comemorarmos, condignamente, a existência tricentenária desta cidade, iniciada e construída sob a divisa dos monges de São Bento: "ora et labora". Em nome, e como filho, embora indigno, de São Bento, apresentamos a todos os Sorocabanos votos congratulatórios, implorando as bênçãos de Deus e da Santíssima Virgem para a felicidade temporal e sobrenatural de todos."
Nós temos a pretensão que temos artistas, porque temos Portinari, porque temos Vila- Lobos, ou temos Beethoven. Então isso nos da aparência, o orgulho de que nós temos arte. Nós não temos arte porra nenhuma. Porque tanto Picasso quanto Beethoven pertencem a grupos muito pequenos. Bom, até que agora 1977) os instrumentos de massa estão permitindo que mais outras pessoas se comuniquem com isso. Mas é tudo um código complicado para que um popular chegue a entender isso. Na maior parte das vezes não chega. Ninguém chega a entender.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*