8 de outubro de 2022, sábado Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Gonçalo CamachoNascimento: ~ 1525Origem: Viana do Castelo, PortugalNasceu por volta de 1525, em Viana do Castelo, em Portugal.Foi o mais novo dentre os dois filhos de Balthazar Nunes e de F... Camacho.Casou-se no Brasil com Catharina Ramalho Ferreira, filha do português Capitão-mor Jorge Ferreira e da brasileira Joanna Ramalho. Gonçalo foi bandeirante, e tomou parte em várias entradas para o sertão.Entre 1590 e 1593, participou da bandeira de Domingos Luís Grou, o Moço, e foi um dos poucos que escaparam do massacre que sobre ela se abateu. Foi pai de um filho e três filhas:1.1. Anna Camacho, casada com o português Domingos Luís, o Carvoeiro, filho de Lourenço Luís e de Leonor Domingues. Anna faleceu em 1613, e Domingos casou-se pela segunda vez, com Branca Cabral, viúva de Simão da Costa (falecido em 1611), e filha do Governador Pedro Álvares Cabral e de Suzana Moreira.1.2. Esperança Camacho, casada com Francisco Rodrigues Barbeiro, viúvo de [...]. Esperança faleceu em 1623, e Francisco faleceu em 1624, ambos em São Paulo, SP.1.3. Antonio Camacho, casado com Joanna Rodrigues (Camacho).1.4. Beatriz Camacho, casada com M... Costa. Após a morte de seu primeiro marido, Beatriz casou-se pela segunda vez, com Belchior da Veiga, filho de Belchior da Costa da Veiga e de Estácia Antunes. Beatriz faleceu em 1636 em São Paulo, SP.
Frei Agostinho de Jesus e as tradições da imaginária colonial brasileira Séculos XVI - XVII Data: 01/01/2013 Créditos/Fonte: SCHUNK, Rafael Frei Agostinho de Jesus e as tradições da imaginária colonial brasileira Séculos XVI - XVII. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834301 página 181
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!