Os seis primeiros documentos da História do Brazil
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
Do Espirito Santo há certeza que Domingos Martins Cão fez uma expedição a procura das esmeraldas por ordem de D. Francisco de Souza, quando este ainda estava na Bahia, isto é, antes de 1598.
Há ainda notícia de uma expedição feita no mesmo ou no seguinte ano por ordem de D. Francisco de Souza. Provavelmente é esta a de Azevedo Coutinho, que, como sabe-se, é posterior a de Domingos Martins Cão. Do Rio de Janeiro temos notícias preciosas transmitidas por Anthony Knivet de expedições feitas ás cabeceiras do Parahyba e aos sertões de Minas Gerais, entre 1592 e 1600.
De São Paulo as expedições são numerosas. Diz o epitáfio de Braz Cubas que este descobriu ouro no ano de 1560. Em 1562 sabemos que João Ramalho foi capitão das guerras contra os nativos do Parahyba.
Afonso Sardinha é sabido que na última década do século XVI, descobriu as minas de Sorocaba. Jorge Corrêa em 1594 foi para o sul fazer guerra contra os Carijós.
Para resumir, os nomes de sertanistas paulistas de que há memória são em número extraordinário. Só o padre Simão de Vasconcellos, que apenas trata do assunto incidentalmente, nomeia João de Souza Pereira, Francisco Côrrea, Domingos Luiz Grou, Manuel Veloso de Espinha, José Adorno, Ascenso Ribeiro, João Gago, Jerônimo da Veiga, etc. [Páginas 76 e 77, 130 e 131 do pdf]
Nenhum de nós escolhe o nosso fim, na verdade. Um rei pode induzir um homem, um pai pode assumir um filho, mas lembre-se disto, mesmo que aqueles que o induzirem forem reis ou homens de poder, sua alma pertencerá apenas a você. Quando estiver perante Deus não poderá dizer mas outros ‘me disseram para fazer isto‘ ou que a virtude não era conveniente no momento não será suficiente.