'Memória sobre o melhoramento da província de São Paulo. Aplicável em grande parte a todas as outras províncias do Brasil; Antonio Rodrigues Vellozo de Oliveira 0 01/01/1822 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1818
1819
1820
1821
1822
1823
1824
1825
1826
Registros (225)Cidades (52)Pessoas (60)Temas (56)


Memória sobre o melhoramento da província de São Paulo. Aplicável em grande parte a todas as outras províncias do Brasil; Antonio Rodrigues Vellozo de Oliveira
    1822
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


São bem conheida entre nós as ricas minas do ferro de Guiraçuyába (que desde os tempos de D. Francisco de Souza, sétimo Governador Geral do Brasil, tem feito muita bulha, sem nenhum proveito) descobertas por Afonso Sardinha, que nelas estabeleceu uma forja regular para a Fazenda Real, e cometidas à administração daquele Fidalgo,que havendo-se retirado para Lisboa no fim do seu Governo em 1602, voltou para São Paulo em 1609 com o cargo de Governador, e Administrador Geral de todas as Minas descobertas, e por descobrir nas três Capitanias, do Espirito Santo, Rio de Janeiro, e São Vicente, e promessa do Título de Marques das Minas (que alcançou o Neto do mesmo nome) e outros Despachos, que se deviam verificar depois de cinco anos de trabalho com a qualidade Juro, e Herdade: falecendo porém em 1611, tudo se perdeu, e pelo Regimento de 8 de agosto de 1618 se entregaram com aquelas todas as outras Minas á industria dos Povos; mas oprimidos com o enormíssimo tributo do quinto. Daquele tempo em diante, apenas se trabalharam as Minas de Ouro, e nenhuma pessoa se aplicou ao aproveitamento dos outros metais inferiores, porque não podiam suportar, sobre as despesas da exploração, e subsequente manufatura, o peso daquela imposição.

(...) Por si mesmo se recomenda este ramo de industria fabricante, e que só depois de aperfeiçoado, poderá suportar os regulamentos fiscais proporcionados aos da mesma Suécia, sendo ainda para refletir, que as Minas de Guiraçoyába se fazem particularmente recomendáveis pela sua situação local nas serranias imediatas aos Rios Iguape, e Sorocaba: por aquele podíamos navegar o ferro, e muitos efeitos agrários, por todas as Costas do Brasil, como fica notado; e por este, pelos concluentes do Tiete, Paraná, e Paraguay, se pode navegar, o mesmo ferro excedente dos nossos usos, á todas possessões espanholas, com as conveniências que cada um pode facilmente perceber. [Páginas 81, 82 e 83]





“Algumas notas genealógicas: livro de família: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX”
Data: 01/01/1886
Página 352


ID: 12770


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.