'UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA ANISSA VERONICA SANTOS FELIPPINI “RAZÕES FINAES”: a disputa judicial por terra entre Rodrigo Pereira Barretto e o Convento de Nossa Senhora do Carmo (1850-1919) - 01/01/2020 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Registros (282)Cidades (116)Pessoas (211)Temas (248)


UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA ANISSA VERONICA SANTOS FELIPPINI “RAZÕES FINAES”: a disputa judicial por terra entre Rodrigo Pereira Barretto e o Convento de Nossa Senhora do Carmo (1850-1919)
    2020
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


O nome do bairro possui origem indígena derivado do tronco linguístico tupi-guarani, esignifica “pedra dura” ou “pedra a dormir”. Essa região também era conhecida como paragemCaaguassu81. A palavra Caaguassu significa algo como “mato grosso”82, em referência,certamente, a paisagem da localidade. Podemos assim entender que a origem dos nomes dafazenda Caguassú pertencente ao Convento, e do sítio Caguassú pertencente a Rodrigo PereiraBarretto precedem seus donos. Várias outras paragens também surgiram na região comoJaguaporeruba, Rio de Taquera, Rio de Guaiaó e Rio Maquirobii (Baquirivu)83.Itaquera teria [...] funcionado, nos seus primórdios como hinterlândia deabastecimento dos indios guainás, como passagem para bandeiras deapresamento e de mineracao nas Gerais. Sabe-se, também, que os índios doaldeamento de Sao Miguel participavam dessas bandeiras de mineração84.Na segunda metade do século XVIII, o comércio se intensificou na região de São Paulo, efazendo uso dos caminhos conhecidos pelos indígenas locais havia sete estradas principaisutilizadas para o transporte de produtos. Uma delas era a que saia do centro de São Paulo emdireção aos bairros da Mooca e da Penha, passando pela região de Itaquera e pelas cidades deMogi das Cruzes, Jacareí e Taubaté, no estado de São Paulo, em sentido ao Rio de Janeiro. Dessaforma, as paragens e os ranchos à beira das estradas ganharam importância85. A ferrovia,instalada na região no século XIX, também instalou seus trilhos seguindo caminho similar àantiga estrada.A data oficial considerada como fundação de Itaquera é 1686. Esse ano foi escolhido pelogoverno do estado de São Paulo mediante o nome da localidade aparecer em uma carta desesmaria86. No entanto, Amália Lemos e Maria Cecília França relataram que a região de paragempode ter sido conhecida pelo homem branco um pouco antes87, no ano de 1675, data que constaem um documento de origem judiciária sobre o inventário do senhor Fernando Munhós, [Página 34]





OII!

+2020
  Registros282
  Cidades116
  Pessoas211
  Temas248


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!