'Escravidão acabou em 1848. CLAUDIO GARON, ENVIADO ESPECIAL - 12/10/1995 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1991
1992
1993
1994
1995
1996
1997
1998
1999
Registros (75)Cidades (20)Pessoas (0)Temas (71)


Escravidão acabou em 1848. CLAUDIO GARON, ENVIADO ESPECIAL
    12 de outubro de 1995, quinta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


Em 1801, o republicano Jean-Baptiste Lacrosse voltou a Guadalupe como governador, nomeado por Napoleão Bonaparte. Ele tentou afastar oficiais negros, mas, em outubro, a guarnição de Pointe-à-Pitre se revoltou.

Após a derrota da rebelião, em 1802, a escravidão foi restaurada. A ilha perdeu autonomia e os proprietários recuperaram as terras.Em 1810, britânicos ocuparam a ilha, que só voltou ao domínio da França em 1815. O novo regime francês manteve a escravidão.Mas muitos escravos conseguiram escapar e formar quilombos. Em 1847, o conselho colonial admitiu o princípio da abolição.

Em 27 de abril de 1848, o governo provisório da República Francesa aboliu a escravidão.Mas o Segundo Império (1852-70) marcou o fim do sufrágio universal e a volta de regimes compulsórios de trabalho, com a imigração de africanos e indianos.O primeiro grupo de indianos, de 344 pessoas, chegou em 1854. Esse período assistiu ainda ao auge da cana-de-açúcar, que ocupou 55% da área cultivada em 1869.

Mas uma crise internacional do açúcar atingiu a economia da ilha do final do século 19 até 1914.Na Primeira Guerra Mundial (1914-18), pelo menos 1.470 guadalupenses morreram pela França.O período até 1939 foi dominado pela recuperação das usinas, exportação de açúcar e rum e expansão da cultura da banana.No início da Segunda Guerra Mundial (1939-45), Guadalupe permaneceu do lado do governo pró-germânico de Vichy.Mas vários guadalupenses foram para Dominica e se alistaram nas tropas francesas livres. Em 1943, o governo de Guadalupe se aliou ao general Charles de Gaulle.Em 1946, Guadalupe se tornou Departamento Ultramarino da França e sua vida política passou a refletir a da metrópole. Os guadalupenses adquiriram os mesmos direitos dos cidadãos franceses.Na economia, o declínio do açúcar foi compensado pela banana e pelo turismo. Mas a ilha permanece ainda dependente de recursos enviados da França.Ainda assim, movimentos independentistas sobrevivem na ilha. Mas há mais de dez anos não são muito ativos.(CG)






+1995
  Registros75
  Cidades20
  Pessoas0
  Temas71


Registros mencionados

outubro de 1801ID: 29381
Escravizados*
Atualizado em 25/02/2025 04:39:10
•  Fontes (1)
  


27 de abril de 1848, quinta-feiraID: 29382
O governo provisório da República Francesa aboliu a escravidão
Atualizado em 25/02/2025 04:39:10
•  Fontes (2)
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!