A grande viagem de Fernão de Magalhães - History Channel
10 de junho de 2023, sábado Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
00:03:05 - O século 16 é uma era de transformação: Nicolau Copérnico colocava o mundo não no centro do universo, mas como parte da mecânica de um sistema solar muito maior. Cristóvão Colombo descobrira a América, embora pensasse ainda ser a Índia. Martim Lutero desafiava a Igreja universal da Europa ocidental. Essa constelação
Eles perceberam que havia um mundo a ser descoberto. O século 16 seria a era dos descobrimentos.
Mas essa descoberta tem tudo a ver com poder e dinheiro. Expedições científicas, no sentido moderno, ainda não existiam, mesmo assim os cientistas se beneficiavam da fome de lucro de reis, banqueiros e mercadores. E os cartógrafos eram os que mais se beneficiavam.
Magalhães estava convencido de que encontraria uma passagem desconhecida na ponta da América do Sul. mas o que lhe dava tanta certeza?
O Museu Histórico de Frankfurt (Alemanha) é o orgulhoso proprietário de um globo construído cinco anos antes da jornada de Magalhães. Um quebra-cabeças que até hoje confunde os cientistas.
Frank Berger (Museu Histórico de Frankfurt):
"Na América do Sul nós vemos uma rota indo entre a ponta do continente e a massa de terra da Antártica. Essa passagem é intrigante. Como essa rota ao redor da América do Sul é possível em um globo de 1515, embora Magalhães só tenha feito essa rota cinco anos depois."
00: 16: 24 Magalhães mudou seu curso pelas ilhas de Cabo Verde, e como sempre, sem consultar os outros capitães, continuou para sudeste, em vez de seguir para o oeste, diretamente para o Brasil. Se ele queria perder outros navios nessa viagem ou esperava ventos mais afortunados, não sabemos. Qualquer situação seria aceita pela tripulação, mas o silêncio condescendente de Magalhães destruía a confiança que tinham nele como líder. Ele chegou na América depois de dois meses.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!