'A família Amaral Gurgel (revisão crítica e contribuições genealógicas), publicado na edição comemorativa do Cinquentenário do Instituto Genealógico Brasileiro - Marcelo Meira Amaral Bogaciovas 0 01/01/1991 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1987
1988
1989
1990
1991
1992
1993
1994
1995
Registros (71)Cidades (12)Pessoas (33)Temas (52)


A família Amaral Gurgel (revisão crítica e contribuições genealógicas), publicado na edição comemorativa do Cinquentenário do Instituto Genealógico Brasileiro - Marcelo Meira Amaral Bogaciovas
    1991
    Atualizado em 22/07/2025 05:52:28

    
    
    


A família Amaral Gurgel (revisão crítica e contribuições genealógicas), publicado na edição comemorativa do Cinquentenário do Instituto Genealógico Brasileiro - Marcelo Meira Amaral Bogaciovas- Os irmãos Mello

22:29 AAA •= [SCRIBD]4GPesquisarQEdição Comemorativa do Cinqüentenário do IGB100faleceu nas minas do Maranhão, em Goiás, para onde havia passado com seu marido. Ela foi batizada a 19-ABR-1705 (fls. 371) na Sé de RIS São Paulo, onde se casou a 24-JUN-1723 (24) com o português ROPAULO CARLOS DE FRANÇA, também conhecido como PAULO CORREA DA FRANÇA e ainda como PAULO DA FRANÇA SOT- TOMAYOR, nascido na cidade de Ceuta (Norte da África) e filho de José Cabral de França e de sua mulher D. Bernarda de Vera Bacel- lar, e talvez parente do Servo de Deus frei Antonio de Santana Galvão, cujo bisavô era natural da cidade de Tânger, vizinha de Ceuta, como nos ensina o genealogista Helvécio de Vasconcellos Castro Coelho. Em 1737 (29) já era falecida D. Escolástica com os seguintes filhos (não mencionados por Silva Leme):CAYspis N2) JOSÉ, nascido cerca de 1725.SAS N3) INÁCIO, nascido cerca de 1733.

F10)D. ISIDORA DO AMARAL, nascida cerca de 1707, talvez em São Paulo, onde se casou cerca de 1725 com JOSÉ GONÇALVES RIBEIRO, depois JOSÉ DOS REIS RIBEIRO. D. Isidora faleceu a -NOV-1749 em São Paulo, sem testamento, sendo inventariada em São Paulo, com o auto sendo feito a 05-MAR-1750 (29). Foram paisnhec60 de:

(OIN4)MARIA LEME DO AMARAL, ou MARIA RIBEIRO DO AMARAL. Nasceu cerca de 1726 em São Paulo, sendo já em 1750 casada com LOURENÇO LEME DE SIQUEIRA, também natural de São Paulo (Genealogia Paulistana, VII, 496), com geração. Lourenço foi morador em sua fazenda, "da ponte", junto ao rio Tietê, com cultura de cana-de-açúcar para destilação de aguar- dente. Ela ainda vivia em 1786 em São Paulo, já viúva. Foram pais, que se descobriu, de:DENO JEDRob shiomaBn7)Capitão LUCIANO DO AMARAL GURGEL, que se casou em 1791 em Itapetininga com MARIA DOS SANTOS, com geração.ONAM moo

Bn8)D. MARIA DE SÃO BOAVENTURA DO AMARAL E SILVA,s bonsou MARIA POLICENA, natural de São Paulo, que se casou pela primeira vez com JOSÉ FRANCISCO DE MORAES NAVARRO (adiante citados em BN 14), segun- da vez a 16-SET-1783 em Lages (fls. 22-v), matriz de NS. dos Prazeres, com o alferes JOSÉ RAPOSO PIRES, também natural de São Paulo, viúvo de Francisca Car- A doso Bueno, e filho de Estevão Furquim de Camargo Bueno e de Branca Raposo Pires, e terceira vez com o licenciado JOÃO DAMASCENO DE CORDOVA, que segundo Licurgo Costa (38), nasceu cerca de 1743 em Santos, deixou a carreira eclesiástica antes de ser or denado, foi sargento-mor das ordenanças da vila de Lages, tendo sido ainda músico e compositor. Deste terceiro casamento houve geração.

Bn9) Capitão LUÍS ANTONIO DO AMARAL GURGEL, natural da freguesia da Sé. da cidade de São Paulo, em cuja matriz foi batizado a 22-DEZ-1763. Casou-se a 13-AGO- 1799 na vila de Itu, em casa, no oratório do reverendo Antonio Francisco da Luz com D. CONSTANTINA PINA MARIA DA LUZ, nascida na vila de Itu e batizada na matriz da vila de Porto Feliz a 03-ABR-1785, filha de pais incógnitos, tendo sido exposta em casa de Gertrudes Furquim da Luz e educada em casa de Escolástica Maria da Silva. Foram moradores na vila de Itu. Do casal nasceram (que se descobriu):

Reverendo padre Félix (Antônio) Amaral Gurgel nasceu a 30 de maio de 1802 em Itu. Habilitou-se "de genere et moribus" em 1822 (processo n° 2-62-1279 no Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo). Foi professor de Gramática Latina na vila de Itu, tendo ainda residido na freguesia de Indaiatuba.

Tn2) D. GERTRUDES DO AMARAL GURGEL casou-se a 13-FEV-1830 (livro no 9, fls. 16) na matriz de Itu (vide Genealogia Paulistana, VIII, 547) com MANOEL VIEIRA PINTO FERRAZ, filho do alferes Manoel Vieira Pinto e de D. Maria Leite de Arruda.

Tn3).eabnTn4)mulher de FRANCISCO MANOEL DE CARVALHO, nascido cerca de 1810 em Itu, onde vivia em sociedade na administração de um engenho... mulher de MANOEL JOSÉ DE CAR VALHO, nascido cerca de 1812 em Itu, sendo morador na freguesia de Capivari de Cima, onde vivia de suas lavouras.Tn5) LUÍS ANTONIO DO AMARAL GURGEL, nascido eng Bucerca de 1817 em Itu, onde vivia solteiro em 1842 BUOAR AV com uma sociedade em uma loja de fazendas.H6) FÉLIX DO AMARAL GURGEL, nasceu cerca de 1730. Morador shem Campinas. Casou-se primeira vez com MARIA ALVES CAR- abe DOSO, com geração. Casou-se segunda vez em 1778 com ESCOLÁSTICA DE GODOY.MA

5) Capitão-mor BENTO DO AMARAL GURGEL ANNES, antes BENTO RIBEIRO DO AMARAL. Conforme se vê no processo de dispensa matrimonial promovido em 1760 (39), nasceu em São o Paulo, no sitio de Emboaçava, sendo batizado a 11 de setembro de 1730 na Sé, matriz da cidade de São Paulo, e sendo de vinte e quatro ou vinte e cinco anos passou para a vila de Santos, onde se demorou quinze dias, indo depois para Paranaguá, onde ficou seis dias, e dali subira para a vila de Curitiba, onde permaneceu um mês, e de Curitiba fez viagem pelo sertão para a freguesia de NS. da Conceição dos Campos de Viamão (atual Viamão, RS.), nos quais campos permaneceu perto de cinco anos, de onde veio outra vez pelo sertão para esta cidade de São Paulo havia já um ano (corria o ano de 1760). Sua noiva, D. CATARINA SOARES DE JESUS FRAGOSO, era natural de Taubaté, em cuja matriz de São Francisco das m-Chagas foi batizada a 02-AGO-1743 (livro no 7, fls. 66-v), sendo meia-irma do tenente Bento Soares da Motta (casado com Domingas Leite), dos primeiros moradores de Lages, o qual ali faleceu a 17-MAIO-1801, e era filha de Álvaro Soares Fragoso e de sua mulher Catarina Garcia de Unhatte, já defuntos em 1760.

Bento do Amaral passou para Lages, recebendo carta patente do governador D. Luis Antonio de Souza BotelhoMourão, morgado de Mateus, a 05-AGO-1768 em São Paulo, de capitão de auxiliares de cavalo do sertão das Lages (40). Com a morte de Antonio Corrêa Pinto, e ouvida a Câmara de Lages, que atestou os serviços que havia feito a Sua Mages- tade, recebeu a 07-JAN-1786 patente (41) de capitão-Mor regente da vila das Lages e sertão de Curitiba.

Segundo Licurgo Costa (42), tomou posse do cargo de capitão-mor a 29 maio de 1787. Em Lages foi proprietário da fazenda do ablon Bonsucesso, com criação de gado.

Casou-se segunda vez, já idoso, a 4 de abril de 1796 em Lages (43), na sua igreja matriz de NS. dos Prazeres, com D. GENOVEVA RAQUEL DE FON- TOURA, nascida cerca de 1778 em Vacaria (RS), filha do capitão Miguel Pedroso Leite, natural de São Paulo e falecido a 27-MAIO-1811 em Porto Alegre com 85 anos de idade e de sua mulher Inocência Maria Pereira Pinto, batizada a 06-JAN- 1750 no Rio Grande, na sua matriz de São Pedro, e falecida a 08-NOV-1804 no Rio Pardo (44). Bento do Amaral veio a falecer a 08-JUN-1812 (45) e D. Genoveva a 22-ABR-1815 (46), ambos em Lages.SABI maobsolamoo BYTTb

De sua primeira mulher, Catarina Soares de Jesus Fragoso, descobri os seguintes filhos:

Bn10)D. MARIA JOAQUINA DO AMARAL GURGEL, nascidacerca de 1770, talvez em Lages, onde se casou na matriz a 31-DEZ-1784 (fls. 37 e 37-v) com BALTAZAR JOAQUIM DE OLIVEIRA, tenente de milícia da cavalaria da vila de Lages, da qual foi juiz ordinário. Baltazar nasceu cerca de 1757 em Santana de Parnaíba e era filho de Antonio Rodrigues de Oliveira, um dos fun- dadores de Lages e seu primeiro sargento-mor, e de sua 062 mulher Isabel Antonia de Oliveira, esta cunhada de An- tonio Corrêa Pinto (de Macedo), capitão-mor fundador de Lages. Com geração.He tupo

Bn11)D. MARIA INÁCIA DO AMARAL GURGEL, nascida cerca de 1771, talvez em Lages, onde se casou na matriz, no mesmo dia de sua irmã, a 31 de dezembro de 1784 (fls. 37-v) com seu concunhado ANTONIO RODRIGUES DE OLIVEIRAang oboedebesto 2[p. 20]

04:50Edição Comemorativa do Cinqüentenário do IGB4G#ARJOTMOR JARAM FAM (lê-se Fão), nascido cerca de 1759 em Parnaíba. en cbasilad obrise Seria o que aparece no Boletim do Instituto Histórico e RTB-MATE 8.0 Geográfico Paranaense, vol. 46, na página 21 ? Tiveram geração.ambo (a5 sbibele! RAOREMJA?seol mioprol Bn12)D. MARIA, batizada a 09-FEV-1774 na matriz de Lages.mão abrobnelog meto! anon sionebrogen lewmA ob dinsordenanças de LagesBn13)D. MARIA, batizada a 06-AGO-1775 na matriz de Lages. ARUOTHO Bn14)Sargento mor JOÃO ANNES DO AMARAL GURGEL ovsad omilu eias nasceu em Lages, sendo batizado na matriz a 19-DEZ- JARAMA 00 ATTO 1776 (fls. 32-v). Foram seus padrinhos José Francisco Botanal ob de Moraes Navarros e sua mulher Maria Policena do Amaral e Silva. Recebeu patente de ajudante das ordenanças de Lages a 21-JUL-1789, de capitão das ordenanças a 09-AGO-1799, e depois de sargento-mor por patente de 11-AGO-1806 (47), de cuja vila de Lages seu pai ainda era capitão-mor. Foi casado com D. BÁRBARA DA FONTOURA, irmã inteira da segunda mu- lher de seu pai, filha do capitão Miguel Pedroso Leite e de Inocência Maria Pereira Pinto, cuja D. Bárbara em 1805 estava ausente para Viamão, conforme os censos de Lages, existentes na Divisão do Arquivo do Estado de São Paulo.ARUOTMOR JARAMARAJIR98-0025 mos alus 082 me usoulst onJARBn15)D. ANA, batizada a 04-JUN-1778 na matriz de Lages. De sua segunda mulher, D. Genoveva Raquel da Fontoura, teve o capitão-mor Bento do Amaral:cindoe auBn16) BENTO, nascido cerca de 1797. lambo IstemA Bn17) JOSÉ, nascido cerca de 1798.as fubetom3206 (8plus62 obbPanABn18)D. EMÍLIA, nascida cerca de 1799.Bn19)D. MARIA GENEROSA DO AMARAL FONTOURA nasceu cerca de 1800 em Lages. Casou-se com UBALDINO BENEVENUTO DE TOLEDO RIBAS, primo irmão da mar- quesa de Santos, sem geração, segundo Silva Lemeen I go shame (vide Genealogia Paulistana, V, 505).[p. 21]

04:53A •[s]22/38Edição Comemorativa do Cinqüentenário do IGB4Gismo Bn20) FRANCISCO DAS CHAGAS DO AMARAL FONTOURA Hourant nasceu a 04-OUT-1801 em Lages, sendo batizado naebsua igreja matriz a 10-JAN-1802 e faleceu a 31-JAN-1878 em Piracicaba. Casou-se em Cruz Alta (RS) com D. Gertrudes Palmeiro de Andrade Pilar, falecida a 16 de abril de 1886 em São Paulo (SP), filha de Joaquim José Palmeiro e de Inácia Joaquina de Andrade, com geração. Francisco das Chagas e sua mulher foram pais. dentre outros, de UBALDINO DO AMARAL FONTOURA prefeito da cidade do Rio de Janeiro, este último bisavo do genealogista JOSÉ UBALDINO MOTTA DO AMARAL natural e morador na cidade do Rio de Janeiro, a quem devo a gentileza de me fornecer a descendência do segundo casamento do capitão-mor Bento do Amaral Gurgel Annes.

Bn21)D. GENOVEVA RAQUEL DO AMARAL FONTOURA casou-se com VIDAL PINTO DE ALMEIDA PILAR.N7) ANTONIO DO AMARAL, nascido cerca de 1735. Casou-se a 20-JAN-1767 (fls. 253 do livro 1-3-16) na Sé de São Paulo com ROSA BARBOSA DE LIMA, com filho único. Antonio faleceu em 1772 com inventário.N8) ANA DO AMARAL, nascida cerca de 1738. Casou-se cerca de 1763 com PEDRO RODRIGUES DA CUNHA, talvez em São Paulo, onde faleceu em 1764.N9) JOSÉ DO AMARAL GURGEL, nascido cerca de 1740 em São Paulo. Casou-se em 1772 em Santana de Parnaíba, na matriz de Santana, com MARIA DO NASCIMENTO JESUS, sobrinha da primeira mulher do capitão-mor Bento do Amaral Gurgel Annes, nascida cerca de 1750 em Taubaté. Foram moradores em Lages e pais, que consegui descobrir, de:an ARUOTBn22) MARIA, batizada a 02-NOV-1772 na matriz de Lages.olm Bn23)ESCOLÁSTICA, nascida cerca de 1773 em Lages. sve obnubouBn24) ANTONIO, batizado a 13-JUN-1774 na matriz de Lages.AnúncioBaixe para ler sem anúncios#


\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\30978emerson.txt




select * from fontes where report = 30978 order by data asc
Registros mencionados
01/01/1730 - 5771
11/12/1730 - 1636
02/08/1743 - 30990
22/12/1763 - 30986
16/09/1783 - 30979
31/12/1784 - 30992
03/04/1785 - 30988
29/05/1787 - 14316
04/04/1796 - 30991
13/08/1799 - 30987
04/10/1801 - 30993
30/05/1802 - 30989
01/01/1817 - 30996
18/04/1886 - 2178

11 de dezembro de 1730, segunda-feiraID: 5771
Nascimento de Bento do Amaral Gurgel Annes, na Fazenda Emboaçava, V...
Atualizado em 22/07/2025 01:05:12
•  Fontes (1)
  
  
  

17 de maio de 1801, domingoID: 1636
Falecimento de Catarina Soares de Jesus Fragoso
Atualizado em 22/07/2025 01:10:03
  

  2 de agosto de 1743, sexta-feiraID: 30990
Batizado de Catarina Soares de Jesus Fragoso
Atualizado em 22/07/2025 01:16:46
    
    
    

22 de dezembro de 1763, quinta-feiraID: 30986
Batizado de Luis Antonio do Amaral Gurgel
Atualizado em 21/07/2025 23:51:19
  

16 de setembro de 1783, terça-feiraID: 30979
Casamento de Maria de São Boaventura
Atualizado em 21/07/2025 22:45:39
  

31 de dezembro de 1784, sexta-feiraID: 30992
Casamento de Baltazar Joaquim de Oliveira e Maria Joaquina do Amara...
Atualizado em 22/07/2025 04:42:43
  

  3 de abril de 1785, domingoID: 30988
Batizado de Constantina Pina Maria da Luz
Atualizado em 22/07/2025 00:02:52
    
    
    

29 de maio de 1787, terça-feiraID: 14316
Bento Amaral Gurgel sucedeu a Correia Pinto como capitão-mor de Lages
Atualizado em 22/07/2025 01:40:54
  
  

4 de abril de 1796, segunda-feiraID: 30991
Casamento
Atualizado em 22/07/2025 02:03:43
  

13 de agosto de 1799, terça-feiraID: 30987
Casamento de Luis Antonio do Amaral Gurgel
Atualizado em 21/07/2025 23:54:09
  

4 de outubro de 1801, domingoID: 30993
Nascimento de Francisco das Chagas do Amaral Fontoura
Atualizado em 22/07/2025 05:05:45
  
  

  30 de maio de 1802, domingoID: 30989
Nascimento de Félix
Atualizado em 22/07/2025 00:28:23
    
    

1817ID: 30996
Nascimento de Gertrudes Palmeiro de Andrade Pilar
Atualizado em 22/07/2025 05:47:49
  
  

18 de abril de 1886, domingoID: 2178
Falecimento de Gertrudes de Almeida Pillar, em Piracicaba, sendo se...
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
  
  

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.