1 de janeiro de 1881, sábado Atualizado em 04/08/2025 23:42:50
•
•
•
completos e muitos outros respondendo as perguntas que se lhes faziaõ (Kewitz, Araújo; Berto 2016a). Acrescentam que não seguiram à risca o questionário de Ramiz Galvão, porque entendiam que lemitando-nos no modelo enviado naõ se poderia formar uma completa idea deste Municipio (op. cit.), o que pode explicar o detalhamento na relação de plantas, animais, minerais etc. e sua descrição." No quadro a seguir, reproduzimos trecho da descrição de Apiaí do Almanak da Província de São Paulo para 1888 (Seckler 1888: 297-298), data próxima do manuscrito que editamos. APIAHY—Villa A Villa de Santo Antônio de Apiahy, hoje situada na parte maiscentral da zona do Sul, da Provincia de S. Paulo, foi fundada em tempos remotíssimos, cuja data não nos é possível indicar. Apenas restam algumas notas nos annaes da Câmara Municipal. Não obstante as dificuldades que se nos apresentam, a falta de documentos que possam comprovar o histórico desta Villa, vamos todavia proceder a um exame, auxiliado por phenomenos geológicos e posições naturaes da terra, que por si só attestam os logares aonde tiveram localisação os primitivos habitantes.
E‘ opinião geral que esta Villa fora começada por dous irmãos viajantes, que perdendo-se nos sertões, ahi começaram as suas lides ouriferas, dando causa, pelo muito lucro que auferiram, que os grandes viessem a titulo de governador de Capitanias, aforar a posse deste terreno e constitnil-o em um verdadeiro Empório mercantil.
Affirmam geralmente que a sede da primeira povoação fora no logar chamado Pião, a duas léguas desta Villa, fazenda hoje pertencente ao Major Carlos de Amorim.
D‘ahi mudaram-na para a Villa-Velha, um arrabalde aonde se vê até hoje edifícios públicos como: egreja, casa do governador da Capitania e um velho alpendre. Da Villa-Velha data a primeira idade historica das grandes minerações de ouro.
Ahi trabalhava grande quantidade de escravos pertencentes a uma D. Anna; e nos diz a historia que o ouro era extrahido em arrobas. Faz crêr isto a posição geologica do morro que baixou devido a uma galeria subterranea feita sem os auxílios da arte.
Nesta galeria consta que ficaram enterradas mais de 300 ou 400 pessoas.
Um velho octogenario, com quem conversamos, disse-nos que nesse logar elle trabalhou com as pessoas que lá ficaram enterradas e que dentro do mesmo subterraneo tinha ficado uma canastra cheia de ouro em pó. Hoje vêmos grandes escavações que nos mostram o trabalho immenso dos antigos. Da Villa-Velha mudaram a povoação para a Villa, ora existente, pela má posição daquelle terreno, e pelo afamado Morro do Ouro, donde os habitantes esperavam auferir grandes riquezas, como auferiram.
Foi na 3.ª Villa que tiveram logar as grandes minerações de ouro, já exercidas por ordens do governador geral, emquanto que as outras mine-rações eram de iniciativa particular.
A grande quantidade de gente que para alli concorreu, com o unico intuito de registrar a posse de terrenos ouriferos; o commercio activo que entretinha com a Capital da Provincia, então Capitania especial, deram logar era 1770 que fosse erecta Villa, pelo General D. Luiz Antonio de Souza, que nesse tempo era governador.
D. Anna, grande proprietaria, quando veio á 3.ª a povoação, trouxe uma imagem de Santo Antonio de Padua; e, sendo possuidora de um terreno, legou-o como patrimonio áquelle santo. O clima, apezar das alterações, não deixa de ser agradável. PRODUCÇÕES NATURAES O município de Apiahy é abundante em—herva matte, milho, e abaixoda serra ha plantações de canna de assucar, arroz, fumo, etc. GÊNEROS DE EXPORTAÇÃO Ha exportação de—toucinho, rapadura e fumo. O commercio de herva matte está decadente, devido ao baixo preço em que está lançado. Consta-nos que um intelligente industrial paranaense, aqui chegado, veio com o fim de examinar os hervaes e que mais tarde constituirá uma sociedade para manufacturar e exportar a herva matte. LOCALISAÇÂO DAS MINAS As jazidas ouriferas são estacionadas nos seguintes pontos : Areado, Santa Rita, Samambaia, Frio, Morro do Ouro, Villa-Velha, Santo Antonio e 7 Quedas, aonde temos prata em abundância. SOCIEDADE MINERALOGICA Por Decrto n. 6.666, foi constituída no Rio de Janeiro uma sociedade para explorar ouro no município de Apiahy. Para alli veio o Sr. Antonio Luiz de Rezende, emprezario das minas, aonde permaneceu 6 mezes, a contar de Julho de 1882 a Janeiro de 1883, tirando apenas, segundo consta, 7,5 kilos de ouro. CREAÇÃO DO PORO JURÍDICO Esta Villa, primeiro pertenceu á comarca da Faxina, depois pelos grandes encommodos com as viagens de seus habitantes que alli tinham de ir exercere procurar seus direitos, foi passada termo, reunido á comarca de Xiririca.[p. 6].pertenceram.
Agora passando da tradicçaõ aos escriptos achamos um de 1788 assignado por José Silvestre Pereira Gomes, cujo escripto e um registro de patente de Coronél reformado das tropas auxiliares da Capitania de Saõ Paulo a´ favor de Custodio Francisco Pereira por ser o fundador da Villa do Apiahÿ e director dos póvos n´ella convocados e animando_os 1000 na Cultura das terras.
Este escripto [p.31] da a comprehender que nos premitivos tempos estabeleceram_se sitios a fim de subminestrar mantimentos aos tiradores de ouro. Os productos da lavoura éraõ 1005 insuficientes para o conçumo de tantos mineiros, pois achamos em um escripto 1789– no qual diz que os trabalhadores do morro do Ouro esperimentaõ falta de mantimentos e pede se arrange a estra_ 1010 da chamada das _Campinas _ afim de facillitar de outros logares a entrada de mantimentos para aqui
No mesmo livro achamos outro escripto do anno de 1779 que diz: registro de patente de Sargento-mor das ordenanças de todos os sertões Minas, Ribeira, Paranapanema, e Nossa Senhora da Guia de Xiririca da Capitania de Saõ Paulo a favor de Cus_ todio Francisco Pereira por fallecimento 1120 de Joaõ Antunes de Sousa. Os ditos escrip_ tos demostram que o ser nomeado este sujeito Sargento_mor cumprio muito bem com seus deveres quando vemos depois elle nomeado Coronel.
Talves seje este 1125 mesmo sujeito aquelle que reffere_se o Excelentissimo Senhor General, no qual diz estar muito enteirado do ouro que se tira des_ sas Minas, pois diz que fallou com um que trouxe 91 oitavas; tirando em 10 1130 dias com escravos 88 oitavas, vindo a sahir assim de jornal a cada escravo por dia quazi 3 oitavas, eu estou infor_ mado (diz elle) que esse astuto e velha_ [p.32] co Custodio Francisco os allucinou e fez 1135 culpaveis a Vossasmeces de me escreverem com a fellicidade de firmarem que o descu _ berto éra uma faisqueira e mandarem parra assim me persuadirem duas amos_ tras mandadas fazer pelo mesmo Custodio,as quaes torno a mandar a Vossasmeces adver_ tindo _os que se outra vez faltarem a verdade em materia de Real serviço ou no que me escreverem farei todos um castigo exemplar, por óra já prencipiei 1145 a fazer em o dito Custodio Francisco que já o mandei meter em uma enxovia, mandando logo sequestrar os bens d´el_ le. Em continuaçaõ diz o seguinte: Eu sei que essa descoberta é o mais ri_ 1150 co que se tem visto concidero em mui_ tas arrrobas de ouro que com tantos me_ zes e com tanta escravatura tiraria o celebre Custodio. Em outra do Excelentissimo Senhor General diz: 1155 Sei que nessa Villa de Apiahÿ se espi_ rimenta sempre falta de mantimentos que naõ seria tanta se pela picada que ha d´essa Villa ate Paranapanema se abris_ se um Caminho commodo para ir 1160 mantimentos de que abundam aquelle arraial. Por tanto os moradores d´essa Vil_ la sem excepçaõ o abram ate Saõ Jo_ sé. A Camara respondeo: 1165 Que os poucos moradores deste continen_ te estão obrigados para guarda do morro [p.33] do ouro, e aquelle que por óra estaõ isemptos, se vem vexados de seus credores por dividas, e pro_ curaõ remediar o seu vexame, e os pobres mo_ 1170 radores se occupaõ de Suas roças.
1Achamos resumida a Camara Municipal da Villa de Santo Antonio de Apiahÿ, co_ mo consta por um livro da dita Camara em cujo principio acha_se uma Real ordem do 1175 Rei Dom José com data de 6 de Novembro de 1772 no qual como motivo de novo re_ gulamento das escalas de todo o reino, orde_ na o imposto de _dez reis_ por libra de carne, e o mesmo imposto por medida de aguardente.
1180 Escripto por Luiz Gomes da costa escrivaõ da Camara. Junto com esta Real ordem o Ouvidor enviava a esta Villa 2 livros nos quaes devia se fazer os lançamentos das cobranças acima exposto, e afim de que che_ 1185 gassem pontualmente, ordenou ao Juiz ordi_ nario da Villa de Parnayba que tirando os 2 livros pertencentes a esta Villa, os fizes_ se seguir por pessoa segura como os mais de outras Villas, ao Juiz Ordinario da Villade Itú, o qual tirando 2 livros pertencentes a sua Villa, e feita as delegencias de revista e certidaõ, remettesse por via segura a mes_ ma precatoria e os mais livros ao Juiz ordena_ rio da Villa de Sorocaba o qual tendo feito a o mesmo deregirá a dita precatoria e os mais livros para a Villa de Itapetininga onde o Juiz ordinario depois que tiver feito a mesma deligencia, mandara a precatoria e livros ao Juiz ordinario da Villa de Faxina 1200 [p. 34] este por ultimo depois de ter feito o ficaja declarado, os remetter ao Juiz Ordina_ rio da Villa de Apiahÿ.
Transcrevemos este cumprido escripto pa_ ra que se veja de que forma correspondiam_se as auctoridades d’aqui com a Provincia.
Encontramos tambem uma carta escripta pelos vereadores da Camara ao Reverendo Vigário Claudio Forquim Pedroso de Alvaren_ 1210 ga (que sem contradiçaõ foi o primeiro do Apiahÿ) queixando_se que por motivo de exigir ½ oitava de ouro por pessoa tem deixado muitas casas com grande prejuiso. Offerecem_lhe cem mil reis para receber 1215 no dia de Santo Antonio, alem disto que Sua Magestade ellevou este logar a Villa debaixo da denominaçaõ de Villa Nova de Apiahÿ 1773.
Segue: um registro de carta de exame de official de ferreiro á favor de Anacleto da Costa dado dado pela Camara.
1781_ Carta de Patente de Capitaõ_mor da Villa de Apiahÿ á favor de Mathias Leite Penteado por fallecimento de Francisco Xavier da Rosa ___ Um escripto em que ordena que os mi_ neiros naõ sejem presos por dividas nem penhorado seus bens.
1797 __ Registro de provisaõ de Guarda_ 1230 mor para demarcar e repartir as terras mineraes de Santa Rita de Saudades e Saõ José districto da Villa de Apiahÿ, á [p.35] favor de Diogo Duarte do Valle. 1783 _ Carta do Meritissimo Doutor Ouvidor Ge_ 1235 ral e corregedor da Comarca a favor de Eli_ as de Heredia para fazer as deligencias pre_ cisas para descubrir jazidas de Ouro, ordenan_ do que se lhe dê todo auxilio que precisar. 1790 __ Mandado de perseguiçaõ aos deser [p. 34]
tores que vivendo nestes mattos como bru_ tos sem obdiencia as leis divinas e humanas comettem crimes horrendos. 1794__ Foi nomeado Vigario de Apiahÿ o Reverendo Padre Francisco Leite Penteado irmaõ 1245 do Capitaõ_mor.
____ Carta do Ouvidor mandando sequestrar os bens de Custodio Francisco Pereira. ____ Transcrevemos o seguinte Edital da Ca_ mara Municipal:
“Fazemos saber a todos os moradores desta Villa que vendo nós o grande destroço que levaõ as casas desta Villa de que muitos do_ nos desarmaõ e vendem as telhas a quem lhes parece, e outros a desmanchaõ para levarem 1255 os esteios onde lhes parece, vendo nós este des_ troço e perdiçaõ, mandamos que desde que se publique este naõ se arruine mais casas al_ guma, debaixo de pena de dez mil reis, ou_ tro sim 3 dias de Cadéã, e sendo captivo seu 1260 Senhor pagará, e pelo Senhor Alcaide lhe se _ raõ dados 50 açoites no pellourinho.„ Durante este tempo é de presumir_se que a povoaçaõ foi trasladada ao lugar chama_ do actualmente Villa Velha d‘agua lim_ 1265 pa.
Naõ podemos afirmar nada de po_ [p.36] setivo por naõ ter podido consultar o li_ vro do Tombo, onde de certo teriamos achado noticias importantes para o presente escripto. Infellesmente o dito livro foi levado pa_ 1270 ra oRio de Janeiro por um sujeito que quiz patentear a abundancia do ouro neste municipio.
Se ve que a primitiva Villa teve pouca duraçaõ, cujo motivo foi sem duvida terem achado no logar _agua limpa_ muito ouro, cujo logar estava entaõ distante da antiga Villa, determinaraõ entaõ os moradores tras_ ladar suas casas ao pé mesmo do lugar da exploraçaõ.
A nova Villa tomou uma forma mais regular pois tinha ruas e casas muito milhores, de uma e outra exis_ tem ahinda restos, vemos ahinda hoje em pé taipas pertencentes a Casa do Capitaõ_ mor Jose Penteado.
Acha_se tambem restos de uma Capella e grande numero de restos de telhas.
Pouco tempo de vida teve esta segunda povoação, pois sendo edeficada no proprio terreno aurifero, os mineiros tanto escavaram ao pé de suas habitaçoes (tal
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!