5 de agosto de 2025, terça-feira Atualizado em 05/08/2025 02:00:18
•
Teriam de testada um quarto de légua e duas de fundo. Confrontavam por uma parte com os campos do Tenente Baltazar Joaquim de Oliveira e por outra parte com o sítio de João Barbosa. Lançamento nº 23.Francisco Xavier tinha uma chácara denominada as Bandeirinhas, havida por com-pra, e teria de campos e terras lavradias um quarto de légua de frente e meia de fun-do. Tinha cultivado com plantações. Confrontava por uma parte com João Rodrigues e por outra com campos devolutos. Lançamento nº 43.Inácio de Almeida Leite90, capitão mor, tinha uns campos denominados Bananei-ras, cujos campos obteve por devolutos e tinha uma légua de frente e duas de fundo, e os tinha povoado com animais de criar, vacum e cavalar. Custeia com gente alugada. Confrontavam estes campos por uma parte com a fazenda de Laureano José Ramos e por outra parte com o Alferes Antônio Lim de Córdova. Lançamento nº 1.
Inácio Antunes de Lima nasceu na vila de Itapeva (de Faxina, SP), onde foi batizado a 19 de julho de 1772 (matriz, 1º, fls. ..), filho de Lourenço Antunes Lima e de Felipa Néri Corrêa, mulatos livres. Inácio Antunes faleceu a 25 de outubro de 1827 em Lages. De acordo com OLIVEIRA (ASS-HG, p. 60: Lourenço Antunes faleceu em Itapeva a 20 de agosto de 1799 (matriz, 1º, fls. 86) e Inácio Antunes casou-se a 5 de setembro de 1797 na matriz de Sorocaba (Lº 6º, fls. 131-v) com Francisca de Almeida Taques (ou Paes), filha de pais incógnitos.
Inácio Antunes de Lima91 era possuidor de uma fazenda denominada Aleixo92 que comprou ao Alferes Antônio Rodrigues Fam93, e confrontava por uma parte com o Alferes Antônio Lim e por outra com a fazenda de Manuel Ribeiro da Silva e teria de frente três quartos e duas de fundo, e tinha cultivado com animais cavalares e vacum. O seu proprietário existia nela com seus filhos. Lançamento nº 9.Inácio Manuel do Nascimento tinha um rincão de campos que obteve por doação feita para sua mulher, e o tinha povoado com poucos animais e plantações e teria de frente meia légua e de fundo uma. Confrontava por uma parte com o sítio de Antônio Rodrigues e da outra parte com Antônio José Cadete. Lançamento nº 57.Inácio da Silva Ribeiro94, alferes, era senhor de um sítio denominado Mineiro, havido por compra e se achava povoado com animais vacum e cavalar e plantações. Tinha de testada um quarto de légua e uma légua e meia de fundo. Confrontava com o sítio de João Marques Barbosa e por outra com o sítio de Miguel de Lara. Lança-mento nº 30.Inácio da Silva Ribeiro também era senhor de outra fazenda de criar animais, de-nominada Pelotas, na Costa da Serra que se achava povoada com animais vacum e Alferes Antônio Rodrig[p. 49]
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!