'Justiça Federal autoriza buscas e apreensões em operações contra extração ilegal de ouro - web.trf3.jus.br - 11/07/2022 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
100
Registros (318)Cidades (119)Pessoas (740)Temas (340)


Justiça Federal autoriza buscas e apreensões em operações contra extração ilegal de ouro - web.trf3.jus.br
    11 de julho de 2022, segunda-feira
    Atualizado em 06/08/2025 03:14:34

  
  


Mais de 2 mil veículos foram apreendidos

A 2ª Vara Federal de Jundiaí/SP autorizou buscas e apreensões nas Operações Comando e Golden Green, da Polícia Federal, sobre combate ao comércio e à extração ilegal de ouro no país.

Foram cumpridos, no dia 7/7, mandados para o bloqueio de ativos financeiros no valor de R$ 1,1 bilhão e o sequestro de quatro aeronaves e um helicóptero. Também foram apreendidos mais de dois mil veículos, máquinas e tratores.

De acordo com o juízo, há fundadas evidências da prática de usurpação em prejuízo do patrimônio da União, em suposto concurso com outras infrações penais, tais como crimes ambientais, falsidade, corrupção, receptação, sonegação fiscal e inerentes à atuação de suposta organização criminosa.

Elementos da investigação também apontaram que a exploração ilegal de minério ocorreu em unidades de conservação, em proximidade de terras indígenas e em áreas da União invadidas. Por tais motivos, as medidas se fizeram indispensáveis para a devida elucidação das infrações penais investigadas, assim como para a interrupção da suposta continuidade da prática delituosa.

De acordo com a representação policial, após a apreensão de 39 quilos de ouro, no dia 12 de agosto de 2021, em uma aeronave no aeroporto de Jundiaí/SP, laudo técnico pericial indicou a presença de possíveis irregularidades na exploração do minério.

A mineração estaria 26 vezes acima do limite permitido, em gleba pública federal sem regularização fundiária e com aparente uso de documento falso, situada dentro de uma unidade de conservação e proteção ambiental do Tapajós, sem oitiva e anuência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Informação técnica pericial constatou que o total de ouro puro contido no material apreendido foi de 34,73 quilos, avaliados em R$ 10 milhões.

Com o avanço das investigações, foi descoberto um esquema de transporte irregular de ouro trazido do Pará para São Paulo, em hangar do administrador monitorado. Assim, foi possível identificar empresários supostamente intermediadores e responsáveis pela remessa de ouro para São Paulo, adquiridos, em garimpos do Mato Grosso e na região de Itaituba/PA, sem a documentação legal.

Operações da Polícia Federal

Além das Operações Comando e Golden Green, que tramitam na 2ª Vara Federal de Jundiaí/SP, há também a Operação Ganância, deflagrada no mesmo dia 7/7 e que tramita em Rondônia. A última refere-se à investigação de possíveis vínculos de empresas da área de saúde com o garimpo ilegal.

A competência para julgamento das Operações Comando e Golden Green decorre do fato de a primeira remessa ilegal de ouro ter sido encontrada na região de Jundiaí/SP. Contudo, a suposta quadrilha atua em diversos estados como Acre, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Processos referência: 5004231-74.2021.4.03.6128 / 5002882-36.2021.4.03.6128
Assessoria de Comunicação Social do TRF3





OII!

Relacionamentos

Temas (3)
Aviação
Dinheiro$
Ouro

Cidades (1)
Jundiaí/SP




+2022
  Registros318
  Cidades119
  Pessoas740
  Temas340


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!