'A Pedra do Trovão - lambaritalia.blogspot.com - 28/11/2010 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
Registros (145)Cidades (54)Pessoas (133)Temas (177)


A Pedra do Trovão - lambaritalia.blogspot.com
    28 de novembro de 2010, domingo
    Atualizado em 17/08/2025 01:17:51

     Imagens (2)
    


A grande pedra que serve como um pedestal para a estátua equestre de D. Pedro I, o Grande, em São Petersburgo. Nesta obra extraordinária de granito maciço, de uma só peça é conhecida pelo nome de "A Pedra do Trovão". Com 1.500 toneladas e mais de seis milhas que a separa da sua localização original.

Construir um monumento colossal foi uma tarefa difícil, que durou 14 anos (1768-1782). Apenas para fazer a estátua de bronze de 7m. de altura levou 12 anos desde que foi feito o molde em que foi derramado o metal, causando um incêndio na instalação e obrigando a repetir todo o processo novamente.

Foi realmente um trabalho duro, colocar como pedestal, esta grande rocha que se parece mais com uma gigantesca onda em que cavalga o czar.

A peça de granito ciclópico estava a 6 milhas no interior de São Petersburgo e seu nome foi dado por uma lenda que diz que raio havia caído em uma rocha, e dando uma forma característica.

Para começar o primeiro tarefa era cavar ao redor dela para livrá-la do chão. Então foram autorizados a trabalhar no inverno, para aproveitar o congelamento e o endurecimento do solo e a rocha foi colocada em um tipo de trilhos duplos apoiados em esferas de bronze de 13,5 cm. diâmetro, utilizando um princípio semelhante ao dos rolamentos.Estes trilhos tinham cerca de cem metros.

Em terreno plano e sem complicações avançava cerca de 150 metros por dia. No total, levou 9 meses para fazer o transporte e 400 homens girando dois guinchos.

Note-se que toda a operação foi realizada sem utilizar animal ou mecânica, e foi só a base de energia humana. Além disso, se considerarmos que entre eles não havia nenhum Basco, o feito é ainda mais surpreendente.

Mas aqui estão apenas a coisa. Depois de arrastar penosamente ao longo das seis milhas, chegaram à beira-mar. A pedra foi embarcada, em um barco especialmente construído para esse fim, que teve de ser ligado a ambos os lados dois navios de guerra para dar maior estabilidade. E assim, desta forma, a grande pedra conseguiu finalmente chegar ao seu destino.

E você pode estar se perguntando .. O que poderia levar um monte de homens a fazer tal demonstração de força?Você adivinhou ... uma mulher.

A iniciativa do projeto foi baseado na ideia de Catarina, a Grande ,(descrito como "freak" pela maioria) para mover a pedra bruta esculpida em vez de "in situ" Desta forma ", disse a imperatriz, será uma grande conquista para a Rússia.

O fato é que Catarina, a Grande, não tendo direito legal ao trono, estava ansiosa para ser ligada a Pedro o Grande e ganhar legitimidade com o povo, gravou em ambos os lados (um lado em latim e outra em russo)

1782 foi a data da sua inauguração e, desde então, apesar das revoluções, guerras (dois mundo) e as vicissitudes de mais de 200 anos, a estátua equestre de D. Pedro I, o Grande, ainda podem ser vista na Praça do Senado, em São Petersburgo , na Rússia.





OII!


Forjando "Máquina Grande" nos sertões do Atlântico:
Data: 01/01/2020
Créditos/Fonte: Franciely das Luz Oliveira
Dimensões centro-africanas na história da exploração das minas de Ipanema e na instalação de uma Real Fábrica de Ferro no Morro do Araçoiaba, 1597-1810. Página 53


ID: 12436


Forjando "Máquina Grande" nos sertões do Atlântico:
Data: 01/01/2020
Créditos/Fonte: Franciely das Luz Oliveira
Dimensões centro-africanas na história da exploração das minas de Ipanema e na instalação de uma Real Fábrica de Ferro no Morro do Araçoiaba, 1597-1810. Página 52


ID: 12435



Relacionamentos

Temas (1)
  Léguas




+2010
  Registros145
  Cidades54
  Pessoas133
  Temas177


Registros mencionados

1782ID: 31455
Pedra do Trovão
Atualizado em 17/08/2025 01:19:02
•  Imagens (2)
•  Fontes (1)
  
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!