Em 10 de julho de 1875 foi inaugurado o tráfego entre São Paulo e Sorocaba. Às 14h30 desse dia, chegava o trem inaugural e Maylasky dizia: “Povo de Sorocaba, cumpri minha a promessa; aí esta a vossa estrada”.
A inauguração da Companhia Sorocabana até Sorocaba se deu em 10 de julho de 1875, levando mais um ano seu prolongamento até a Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema. Foram organizadas grandes festas na cidade que duraram quatro dias, terminando em 13 de julho com “majestoso baile”. Houve óperas no Teatro S. Raphael, apresentadas pela Cia. Lyrica italiana.
Na ocasião da inauguração da ferrovia e de suas solenidades, Maylasky pronunciou um discurso para os espectadores e autoridades, no qual encontramos afirmações exaltando com um novo tom a cidade, em consonância com as transformações capitalistas mais profundas que se operavam na província e em algumas partes do país.
Nele já estava a intenção de expandir a ferrovia para Tatuí, Tietê, Itapetininga e Botucatu e, mesmo estendêla até o Paraná. E também continha um alto grau de egocentrismo, próprio do lendário “self-made-man” do século XIX1 [Eric J. HOBSBAWM, Era do Capital. 1848 – 1875]