'Sebastiano Caboto, consulta em Wikipédia (data da consulta) - 17/02/2024 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2020
2021
2022
2023
2024
2025
100
150
200
Registros (842)Cidades (181)Pessoas (1764)Temas (328)


Sebastiano Caboto, consulta em Wikipédia (data da consulta)
    17 de fevereiro de 2024, sábado
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


Sebastiano Caboto (Veneza, 1476 – Londres, 1557) foi um navegador italiano do século XVI que explorou a costa da América do Norte ao margeá-la, da Flórida à foz do rio São Lourenço, no atual Canadá. Por causa disso e em sua homenagem, a estratégia de navegação costeando o litoral recebeu o nome de cabotagem.BiografiaFoi un navegador italiano, em 1497 provavelmente acompanhou o pai, João Caboto, na primeira expedição inglesa à América do Norte, que resultou no descobrimento do Labrador, da Groenlândia e da Nova Inglaterra. Só se volta a ter notícias dele em 1512, como cartógrafo do Rei Henrique VIII, acompanhando as tropas que ajudaram Fernando II de Aragão na guerra contra os franceses.Após o cancelamento da viagem que comandaria como capitão da Marinha espanhola em 1516, foi contratado por Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, que o nomeou piloto-mor em 1518, função que exerceu por cerca de três décadas, examinando e instruindo novos pilotos, organizando expedições e elaborando mapas que incorporavam o resultado dos descobrimentos.No comando de uma expedição espanhola de três navios destinada ao Oriente, Caboto a desviou, em 1525, para explorar o Rio da Prata e seus tributários, o Paraguai e o Uruguai, seduzido por notícias de riquezas fabulosas. De volta à Europa, foi preso e desterrado para a África, mas foi depois reabilitado pelo Rei da Espanha. No fim da vida, a serviço da coroa inglesa, organizou uma expedição para buscar um caminho mais curto para o Oriente, pelo norte da Europa.

Expedição ao Rio da Prata

Em 5 de abril de 1526, partiu do Porto de Cádis (Espanha) uma expedição liderada por Caboto que tinha como objetivo que deveria passar pelo Estreito de Magalhães para chegar até às Ilhas Molucas.


Sebastiano Caboto, consulta em Wikipédia (data da consulta)
17 de fevereiro de de 2024, sábado (Há 1 anos)

Estretanto, quando estavam nas costas brasileiras, escutaram relatos de que era possível chegar a fabulosas riquezas navegando pelo Rio da Prata e decidiram explorar o interior daquele curso d´água em desacordo com as ordens de Carlos V.

Quando ingressaram no estuário, encontraram Francisco del Puerto, espanhol que sobreviveu ao ataque de nativos contra a expedição de Juan Díaz de Solís, que passou informações que tinha sobre como chegar às riquezas procuradas. Navegaram pelo Rio Paraná até chegar à confluência com o Rio Carcarañá, onde Caboto fundou, no dia 11 de maio de 1527, o Forte de Sancti Spíritus, primeira fortificação espanhola na Bacia do Prata. Nesse lugar, permaneceram vários meses, construindo uma embarcação menor (um bergantim), mais adequada à exploração de um curso d´água menos caudaloso.

Sebastiano Caboto, consulta em Wikipédia (data da consulta)
17 de fevereiro de de de 2024, sábado (Há 1 anos)

No final de dezembro de 1527, deixaram uma guarnição de 30 homens no forte e prosseguiram com a expedição que procurou subir curso do Rio Paraguai. No curso do Rio Paraná, estima-se que tenha chegado até às proximidades do Salto de Apipe, onde foi construída a Represa Binacional de Yacyretá, antes de retornar e ingressar no Rio Paraguai.[1]

Sebastiano Caboto, consulta em Wikipédia (data da consulta)
17 de fevereiro de de de de 2024, sábado (Há 1 anos)

Em 28 de fevereiro de 1528, aportou na margem oriental do Rio Pa­raná, em um lugar que passou a ser denominado como: "Puerto de Santa Ana", situado em terras habitadas por nativos da etnia guarani liderados pelo cacique Guayarón, que atualmente pertencem ao Município de Itatí, nesse lugar recebeu hospitalidade e alimentos dos nativos.[2]

Sebastiano Caboto, consulta em Wikipédia (data da consulta)
17 de fevereiro de de de de de 2024, sábado (Há 1 anos)

Quando estava subindo o Rio Paraguai, as provisões se esgotaram e começaram a enfrentar hostilidades dos nativos, circunstância que lhes forçou a retornar sem chegar ao objetivo.No retorno, se encontrou com a expedição liderada por Diego García de Moguer, o que o levou a fazer uma nova expedição pelo interior do continente, subindo o curso do Rio Paraguai. Novamente, não tiveram êxito.Os nativos se rebelaram e destruíram o Forte Sancti Spiritus e Caboto retornou à Espanha.[3]






+2024
  Registros842
  Cidades181
  Pessoas1764
  Temas328


Registros mencionados

1525ID: 20182
Sebastião Caboto desviou para explorar o Rio da Prata seduzido por ...
Atualizado em 25/02/2025 04:42:50
•  Imagens (1)
•  Fontes (1)
  
  


28 de fevereiro de 1528, terça-feiraID: 326
Fundação
Atualizado em 25/02/2025 04:42:41
  
  
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!