'Assenhorar-se de terras indígenas: Barueri - Sécs. XVI-XIX - Dissertação de Mestrado - 01/01/2009 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
Registros (90)Cidades (55)Pessoas (0)Temas (157)


Assenhorar-se de terras indígenas: Barueri - Sécs. XVI-XIX - Dissertação de Mestrado
    2009
    Atualizado em 19/05/2025 01:10:54

  
  


ASSENHOREAR-SE DE TERRAS INDÍGENAS:BARUERI – SÉCS. XVI-XIXDissertação de Mestradovilas ou cidades259.

Segundo Raquel Glezer, que estudou as transformações da cidade de São Paulo na passagem do século XIX para o século XX, esse rol permitiu que, a partir de 1856, vastas extensões de terras consideradas pertencentes ao termo da cidade pudessem ser registradas como propriedade particular260. Um exemplo deste tipo de Registro de Terras, foi feito em 15 de abril deste mesmo ano, referente a umas terras denominadas Tamboré, localizadas dentro do termo da cidade de São Paulo, portanto de acordo com as características assinaladas por Glezer, e que foi assinado por Bernardo José Leite Penteado e seus irmãos. Estas terras, segundo eles, haviam sido recebidas por herança de seu pai Bernardo José Leite Penteado e de sua mãe Ignacia Manuela de Toledo, com as divisas abaixo descritas, garantindo assim sua propriedade particular:

Declaro eu abaixo assignado que possuímos livre e desembargado o sitio e terras denominadas Tamburé que ouvemos por herança de nosso pai capitão Bernardo José Leite Penteado, D. Ignacia Manuela de Toledo e suas divisas são as seguintes: por um lado na barra do córrego Jurubatuba devide com a Aldeia de Baruery até abaixo da mesma aldeia, dahi pelo Rio Tietê abaixo, até a barra do Ribeirão Grande que foi do índio Ângelo de Almeida, por outro lado com terras de D. Joaquina Martins Leite, em seguida com os herdeiros de D. Joaquina Rosa da Silva e por outro lado com Henrique José de Camargo, Alexandre José Siqueira e mais herdeiros de Domiciano Zacharias – quinze de abril de 1856 – Bernardo José Leite Penteado”261.

O documento descreve as divisas da propriedade Tamboré e, dentre elas, chamam à atenção os limites territoriais com o aldeamento de Barueri. Considerando as referências imprecisas que caracterizam as fronteiras das [p. 71]






+2009
  Registros90
  Cidades55
  Pessoas0
  Temas157


Registros mencionados

15 de abril de 1856, terça-feiraID: 5986
Registro de Terras
Atualizado em 19/05/2025 00:42:14
•  Fontes (1)
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!