“Uma chuva de sangue, em Sorocaba, ao meio-dia, cobriu uma rua, numa extensão de cem metros”, Jornal O Estado (SC)
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (5)
•
•
Sorocaba foi palco de um fato curiosíssimo que alarmou a população.Os moradores da rua Caputera, nas imediações da Santa Casa da Caridade, foram surpreendidos, ante-ontem, por um fato curioso que os atemorizou e suscitou os mais desencontrados comentários.
Ao meio dia, quando sol dardejava com intenso vigor, aquela rua, de súbito, foi coberta, inteiramente, numa extensão de cem metros, por uma tênue camada de sangue, caída, como chuva, de um jato.
Apercebendo-se do estranho fenômeno, os moradores logo se puserem á rua, a fim de comenta-lo, entre sustos e receios.
Rapidamente, espalhou-se a noticia, tendo corrido para aquela rua milhares de curiosos.
Até a noite, o sangue ainda cobria a terra, conservando-se, em muitos pontos, bem vivo e úmido. O fato tem despertado desencontrados comentários. A cidade está tomada de pavor geral.
Essa parte inferior que era "coisa", porque escrava, ou que era tratada como bicho, como nós tratamos gente camponesa, a gente que está por baixo, a gente miserável, essa gente que estava por baixo, foi despossuída da capacidade de ver, de entender o mundo. Porque se criou uma cultura erudita dos sábios, e se passou a chamar cultura vulgar a cultura que há nessa massa de gente.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*