Frades ameaçam de retirar da vila por causa da disputa e terras com a câmara e são impedidos sob amaeaça de armas
8 de abril de 1695, sexta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
Os Padres começaram a construir as celas e a melhorar a igreja. Em 1695 frei Frutuoso da Conceição com dois padres, frei Leandro do Calvário e frei Antônio de Santa Maria já moravam na parte que o primeiro conseguiu terminar. Nova visita do Provincial coincidiu com o estrago prómovido pela Câmara no patrimônio. Êle resolveu que os três padres abandonassem igreja e convento; as terras e as 34 almas (índios administrados) e as entregassem a depósito ao juiz de órfãos.
Eira Braz Domingues Vidigal que, ao receber a 8 de abril a comunicação, imediatamente fêz redigir pelo escrivão Gregório de la Penha uma intimação a frei Frutuoso, para que não saísesm. Como juiz ordinário, fêz passar um bandopelas ruas, a toque de caixa, que sob pena de multa de quatro mil réis e quarenta dias de cadeia, ninguém emprestassecavalos ou ajudasse os padres na viagem.Foi um alvorôço no lugarejo. Trinta e seis "homens bens"que tinham sido vereadores e juízes, bateram à porta do Procurador, para que convocasse o povo — o zé povinho que nãoassinava nem votava —, mas seguia os "nobres" — a irem aSão Bento armados!"Meu Deus! — se fôr assim, temos excomunhãopela certa! Não, não convocarei o povo".Então foram ao juiz ordinário, André, Domingues Vidigal, para que convocasse vereadores e povo. Era o capitãoMiguel Garcia Lumbria, chefe militar das ordenanças. E como o pai dêste, capitão-mor Martim Garcia Lumbria, da capitania de Martim Afonso sediada em Itanhaém, estivesse presente, levaram-no e um soldado tocando a caixa surda. Alguém lembrou que excomunhão não era brinquedo, e buscassem o vigário. O padre Antônio Carvalho acedeu. Aí o juizVidigal cedeu, mas fazendo um auto pelo escrivão, para livrar-se de futuras responsabilidades perante a Igreja e o Rei.Com isto fêz-se noite, os Padres já se achavam recolhidose assustaram-se com a bulha e as pancadas. Desceram, compreende-se, à pressa, e abriram.Que quereis? perguntaram.Matar-vos, se persistirdes em abandonar-nos.Não é preciso isso, não iremos mais.Então jurai!Pelo nosso santo patriarca São Bento!O diálogo resumido foi dirigido pelo juiz e o capitão-mor,e, enfim, pelo próprio vigário Carvalho, que ameaçou "despresar a sua paroquice", isto é, ir-se também, se os monjesdeixassem Sorocaba. E tudo acabou em paz, localmente, maso Visitador dêles era teimoso e não cedeu. Em julho apareceu em visita pastoral o Visitador Eclesiástico, da parte doPrelado do Rio, e concordou com a saída, talvez absolvendoos do juramento dado em tão críticas circunstâncias, com asarmas aos peitos. Não se sabe como saíram, mas voltaramlogo.
"A Sagrada Família" Data: 01/01/1550 Créditos/Fonte: Agnolo di Cosimo (1503-1572) Holy Family with St. Anne and the Infant St. John
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!