'No Itinga havia uma grande senzala, que era da família do Professor Toledo - 01/01/1915 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1911
1912
1913
1914
1915
1916
1917
1918
1919
Registros (47)Cidades (25)Pessoas (78)Temas (86)


No Itinga havia uma grande senzala, que era da família do Professor Toledo
    1915
    Atualizado em 25/02/2025 04:39:21

•  Fontes (1)
  
  
  


Nasci em Sorocaba, nessa mesma casa na qual resido até hoje. Papaitambém era sorocabano. A mãe de papai veio do Itinga, região de Salto de Pirapora.Naquele local, havia uma grande senzala, que era da família do professor Toledo. Papaidescende do pessoal que viveu lá no período do escravismo, como a maioria dos negrosnascidos em Sorocaba. Minha avó veio ainda jovem pra Sorocaba e aqui teve três filhos.Papai foi o terceiro e nasceu quando o segundo já tinha dezoito anos. Isso fez com queele fosse praticamente filho único, pois titia Florinda casou-se e meu tio do meio foimorar em São Paulo, ficando só papai vivendo com meus avós. Minha avó eralavadeira. Lavava as roupas no Rio Sorocaba, assim como as demais lavadeiras docentro da cidade. Essa Rua Santa Cruz, onde se localiza minha casa, vai terminar namargem do Rio Sorocaba e era assim que vovó descia com as trouxas de roupas paralavar.Papai nasceu em 1915 e iniciou os estudos em meados de 1920. Tendosumido em lápis na sala de aula, o diretor “resolveu” que meu pai deveria ser o culpado,e foi assim que ele abandonou os estudos na terceira série, embora fosse muitointeligente. A partir dos nove anos, passa a trabalhar de aprendiz de alfaiataria,passando por diversos locais até abrir o negócio próprio, uma alfaiataria localizada nocentro da cidade de Sorocaba. Mamãe nasceu em Chavantes, interior do Estado de SãoPaulo também. Uma de suas irmã casadas veio residir aqui em Sorocaba durante 4 anose trouxe mamãe junto. Foi assim que começou a namorar papai, retornando a moraraqui depois de casada.






[28530] E do silêncio fez-se a fala: Oralidade e trajetória de vida de mulheres negras da Cidade de Sorocaba
01/01/2014



+1915
  Registros47
  Cidades25
  Pessoas78
  Temas86


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!