Ferrovia Paulista S.A, instituída pelo decreto nº 10.410 do governador Laudo Natel
Atualizado em 25/02/2025 04:39:14
• Imagens (2)
• Fontes (1)
•
•
•
Ferrovia Paulista S/A - Fepasa foi uma empresa estatal paulista de transporte ferroviário de cargas e de passageiros, sendo constituída mediante a unificação das empresas Companhia Paulista de Estradas de Ferro, Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, Estrada de Ferro Sorocabana, Estrada de Ferro Araraquara e Estrada de Ferro São Paulo e Minas.[1] Permaneceu em atividade de outubro de 1971 até maio de 1998, quando foi extinta e incorporada à Rede Ferroviária Federal.
A empresa Ferrovia Paulista S.A, instituída pelo decreto nº 10.410, de 28 de outubro de 1971, é o resultado de um longo processo de estatização das ferrovias em São Paulo que, sob controle privado, começaram a dar prejuízos a seus proprietários.
Tal processo foi iniciado em 1919 com a incorporação da Estrada de Ferro Araraquara e da Estrada de Ferro Sorocabana à administração estatal.
Suas operações foram encerradas em 29 de maio de 1998. [Exposição Ferrovias - Arquivo Público do Estado de São Paulo]
Estação Ferroviária Data: 01/01/1927 Vila Santana, rua aparecida e oficinas da EFS ao fundo. Atual Avenida Afonso Vergueiro. Fonte Recordações sorocabanas (fepasa)
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*