Jornal 15 de Novembro narra fenômenos inexplicáveis em Itapetininga
9 de março de 1895, sábado Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
Cidadão de extremo respeito na cidade narra:
Estão se dando fatos verdadeiramente assombrados aqui em Itapetininga. Na casa do fazendeiro Elias de Barros, muito conhecido nesta cidade, mora uma menina de onze anos de idade, que tem produzido, á plena luz meridiano, diversos fenômenos inexplicáveis pelas leis naturais.
É o caso que, achando-se ela perto de um objeto qualquer, ou passando junto dele o objeto como que movido por uma mão oculta cai no chão e se quebra todo.Isto tem causado muitos prejuízos aos donos da casa.
Ontem, na cozinha da casa, estando a criada a fazer o café, repentinamente a chaleira e o bule entornaram-se, derramando-se tudo o que havia nele.
Meu sogro, José Mariano, que não dava crédito as noticias que circulavam a este respeito, foi á casa do cidadão Elias de Barros para conhecer a verdade dos fatos.
Logo que chegou, um barril, que estava cheio de água sobre uma mesa tombou por si mesmo, molhando todo o chão. Logo depois, um outro barril, também cheio de água teve a mesma sorte do primeiro.
Desta vez, porém, a água derramada veio a cair junto ao meu sogro, que ficou com os pés encharcados.
Eu mesmo pouca coisa vi, poque não me é possível estar muito tempo fora de casa, mas minha família tem observado todos os fatos narrados.
Vi apenas um punhado de terra cair sobre nós, sem que houvesse possibilidade de ser lançado por alguém.
Assim os casos se repetem. Muitas vezes a menina acha-se assentada em qualquer parte da casa, quando de repente uma bacia de rosto salta de um lugar ao chão, seja de cima de uma mesa, um pires, uma xícara, qualquer vasilha se uso doméstico e despedaça-se ao chão.
Estes fatos verificam-se durante o dia, a noite não se dá fenômeno algum. A principio supunha-se ser isto alguma caçoada de pessoas da casa, mas depois verificou-se que se tratava de fenômenos sobrenaturais.
A curiosidade tem atraído para a casa do cidadão Elias de Barros grande porção de pessoas, a população quase toda, por assim dizer, contando-se nesse numero o dr. Peixoto Gomide, senador do Congresso do Estado.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!