Morador de rua "ilustre" é preso por homicídio em Sorocaba
13 de fevereiro de 2006, segunda-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
"O morador de rua Alexsandro Pezzini, o "Ruivo", de 21 anos, que se tornou sucesso entre as comunidades virtuais de Sorocaba, está preso desde sábado, acusado de homicídio.
Ele confessou ter matado seu companheiro de rua Alexandre de Almeida, de 38 anos, por causa de uma dívida de R$ 5,00. O crime ocorreu na quarta-feira à noite, num casarão abandonado, na Rua da Penha, região central da cidade.
O corpo de Almeida foi encontrado pelos bombeiros, chamados para conter o incêndio no casarão, e estava parcialmente carbonizado. Pezzini contou que ambos tinham bebido pinga e usado crack. Segundo a Polícia Civil, ele atingiu o outro morador de rua com uma barra de ferro.
Em seguida, despejou álcool sobre o corpo e ateou fogo. "Ruivo" ficou conhecido por pedir esmolas de um jeito diferenciado nos cruzamentos com semáforos da cidade. Ele dizia que faltavam algumas moedas para completar o dinheiro da pinga. Com longa barba ruiva, acabou inspirando comunidades de orkut na internet.
A principal delas, com o nome "Você conhece o Ruivo do Farol?", reúne mais de 20 mil pessoas. Muitos integrantes, apesar das evidências, defendem a inocência do "Ruivo". Outros pedem que ele seja submetido a tratamento psiquiátrico. Ele está preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba.
A vítima também era conhecida. Almeida, que vivia há 7 anos nas ruas, fora campeão regional e paulista de judô pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!